“Quanto mais os seres humanos trocarem, mais bem sucedidos foram, são e serão.” – Matt Ridley.
A sociedade é aquilo que as mídias permitem que ela seja. Fazemos tudo que é possível dentro das limitações das Tecnologias Midiáticas disponíveis.
Conforme vamos aumentando a população, vamos tendo a necessidade de dar um “upgrade” nas Tecnologias Midiáticas para poder resolver novos e antigos problemas.
As Tecnologias Midiáticas são o DNA Civilizacional de toda Tecnoespécie do Universo (só conhecemos, por enquanto, a nossa).
As Tecnologias Midiáticas criam um Ambiente Midiático Civilizacional sobre o qual interagimos, nos comunicamos, aprendemos, nos relacionamos e fazemos negócios.
Negócio é um sinônimo para as diferentes trocas humanas obrigatórias para resolver todos os tipos de problemas de sobrevivência. Sem negócios, não há sobrevivência.
Para que negócios sejam feitos é preciso que haja confiança entre as partes. E para haver confiança, as pessoas precisam ter o mínimo de Conhecimento com quem está se permutando.
A base dos negócios está, portanto, na confiança entre as partes. E a confiança entre as partes depende diretamente do Ambiente Midiático Civilizacional disponível.
Quando não havia escrita, por exemplo, tínhamos apenas Negócios Orais. Neste ambiente era meio complicado fazer acordos com pessoas muito distantes, pois não havia a Taxa de Conhecimento necessária para se gerar confiança.
A chegada e massificação da escrita, primeiro a manuscrita e depois a impressa, permitiu que negócios passassem a ser feito entre pessoas que não se conheciam, através de contratos.
Antes, no ambiente de Negócios Orais valia a expressão antiga, “negócios nos fios de bigode”. Era a combinação entre pessoas, que moravam perto, que tinham laços de amizade ou parentesco, sem a necessidade de papel escrito.
Porém, os Negócios Orais eram limitados pelo tempo e lugar e só era feito entre pessoas que se conheciam, ou entre aqueles que eram conhecidos dos meus conhecidos.
As Tecnologias Midiáticas, portanto, estabelecem o Tecnoambiente Midiático de Confiança, determinado fortemente os negócios que são possíveis.
Quando temos um novo Tecnoambiente Midiático de Confiança, como a chegada agora do Digital, se quebra os antigos limites de conhecimento entre as pessoas, permitindo que ex-desconhecidos passem a ser conhecidos, passíveis de negócios.
Dificilmente, antes do digital, alguém compraria uma bateria de celular de alguém do interior do país, enviando dinheiro antes e esperando que ele te mandasse o produto depois.
Por quê?
O Tecnoambiente Midiático de Confiança Sonoro (baseado na oralidade e na escrita) não permitia que isso fosse possível, pois era baixa a Taxa de Confiança de uma pessoa que não tivesse referências orais ou escritas da outra.
O Tecnoambiente Midiática de Confiança Sonoro, com o aumento populacional, acabou limitando a capacidade de negócios, pois as pessoas foram cada vez mais se “desconhecendo” em função do aumento das cidades.
Com o aumento dos habitantes de cada cidade, se perdeu, com o tempo, o ambiente dos Negócios Orais, mais horizontais e restritos, e passamos para o ambiente de Negócios no Ambiente das Mídias de Massa – amplo e verticalizado.
A confiança deixou de ser em conhecidos para marcas conhecidas, via marketing e propaganda.
O aumento da Taxa do Desconhecimento entre as pessoas favoreceu o surgimento, principalmente no século passado, de grandes organizações centralizadas.
Houve uma centralização do consumo, pois as pessoas, por não confiar em desconhecidos, optavam por comprar em “marcas conhecidas”.
A chegada do Tecnoambiente Midiático de Confiança por Rastros, através do digital, rompeu com os limites dos negócios.
O Digital permite uma maior interação, um reencontro com os antigos conhecidos – que não se tinha mais contato – mas também entre novos conhecidos, que passam a ter a sua reputação exposta de forma aberta, via Rastros.
O que estamos assistindo com a gradual expansão do Tecnoambiente Midiático de Confiança por Rastros é uma explosão de negócios entre desconhecidos.
O Tecnoambiente Midiático de Confiança por Rastros – inspirado no das formigas – permite que os Desconhecidos Sonoros passem a ser Conhecidos por Rastros.
O Tecnoambiente Midiático de Confiança por Rastros permite, via Reputação Digital, conhecer o histórico de pessoas, serviços, produtos, conteúdos. Há um processo de “conhecialização” de desconhecidos.
É o aumento da Taxa de Conhecialização de desconhecidos o grande pulo do gato dos Ubers.
É isso, que dizes?
Se você não está entendendo nada do que está ocorrendo. Está de saco cheio de tanto MIMIMI. Se sente uma pessoa inquieta diante da vida. Você precisa conhecer a Bimodais. A sua vida vai mudar! Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora?
GRIFOS EM PRETO: CONCEITOS BIMODAIS
GRIFOS EM VERMELHO: NOVOS CONCEITOS CRIADOS NESTE ARTIGO (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE)