Feed on
Posts
Comments

É da natureza humana procurar incessantemente substituir condições menos satisfatórias por condições mais satisfatórias.” – Mises.

Vivemos hoje a gradual chegada e massificação da Revolução Midiática Civilizacional Digital, que já teve e terá várias fases.

Revoluções Midiáticas Civilizacionais têm, se analisarmos a história, um único objetivo: matar os antigos intermediários.

O Sapiens é uma espécie que cresce em termos de tamanho de membros, o que gera o fenômeno da Complexidade Demográfica Progressiva.

Se aumentamos a população de forma incremental ou exponencial, necessariamente, mais dia ou menos dia, haverá necessidade de ajustes no macro modelo de sobrevivência.

Há, por causa do aumento populacional, uma demanda da espécie por macro modelos de sobrevivência mais sofisticados – o que está diretamente ligado à reintermediação.

Reintermediar é o ato de “matar/substituir” gradualmente antigos intermediadores para que se possa resolver, de forma mais fácil, problemas cada vez mais complexos.

Existem várias possibilidades de reintermediação incremental entre Revoluções Midiáticas, mas nada se compara com a chegada de uma delas.

Novas mídias permitem que os antigos intermediadores, que ficaram obsoletos, passem a ser gradualmente substituídos por outros mais sofisticados.

Foi a chegada da prensa, em 1450, que permitiu a substituição de vários antigos intermediadores (tal como a monarquia absoluta) para o atual modelo político republicano.

A Revolução Midiática Civilizacional Digital está gradualmente cumprindo o seu papel, a cada fase, matando, cada vez mais, obsoletos intermediadores.

Na primeira fase da Revolução Midiática Civilizacional Digital, a digitalização, estamos assistindo uma verdadeira “caçada” aos intermediadores operacionais. Exemplo: caixas de banco.

Na segunda fase da Revolução Midiática Civilizacional Digital, a uberização, estamos assistindo uma verdadeira “caçada” aos intermediadores gerenciais. Exemplo: gerentes de RH e de qualidade.

Na terceira fase da Revolução Midiática Civilizacional Digital, a blockchenização, estaremos assistindo uma verdadeira “caçada” aos intermediadores empresariais. Exemplo: líderes organizacionais.

O mundo caminha para a “formiguização” – Macro Modelo de Sobrevivência completamente diferente daquilo que estamos acostumados.

Estamos vivendo a maior revolução civilizacional da macro histórica do Sapiens. Pela primeira vez, estamos adotando, em larga escala, o macro modelo de sobrevivência das formigas.

O que estamos assistindo neste novo século é mais uma das etapas da Reintermediação Progressiva – característica estrutural de uma Tecnoespécie que não para de crescer em termos de membros.

Se você quer REALMENTE saber para onde estamos indo anote: matar cada vez mais intermediadores, que estão atrapalhando o aumento da taxa de nossa qualidade de vida.

É isso, que dizes?

Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o futuro do Brasil. Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

Leave a Reply