“Só por que você não quer que o futuro aconteça, não significa que ele não acontecerá.” – Gary Hamel.
Nós precisamos estudar o futuro para tomar decisões no presente. E não existe apenas um tipo de decisão, mas três: de curto, médio e de longo prazo.
Para cada tipo de decisão (de curto, médio e longo prazo) precisa haver um futurista para que se possa ajudar a decidir com mais eficácia.
Assim, temos os seguintes futuristas:
- o Modista – futurista que ajuda a tomada de decisão de curto prazo;
- o Cenarista – futurista que ajuda a tomada de decisão de médio prazo;
- o Macro Futurista – futurista que ajuda a tomada de decisão de longo prazo.
Vejamos uma tabela comparativa entre os três tipos:
Note que não temos um Futurista melhor do que outro, mas apenas perfis adequados para cada um tipo de tomada de decisão de curto, médio e longo prazo.
Há, porém, um problema de análise do futuro quando temos na sociedade mudanças estruturais, como a de uma Revolução Midiática Civilizacional – uma mudança evidentemente estrutural.
Nos casos de mudanças estruturais, é MUITO ADEQUADO, na hora de se traçar uma estratégia futura, ter primeiro uma visão de longo prazo e, só então, de médio e curto.
Nos casos de mudanças estruturais, é MUITO ADEQUADO iniciar o cenário futuro primeiro com uma visão do Macro Futurista e, só então, de um Cenarista e depois de um Modista.
Porém, por diversos problemas subjetivos, que surgem com macro mudanças, as pessoas insistem muito em consultar Modistas e ficam sem entender para onde, de fato, estamos indo.
A principal missão de um Macro Futurista – numa mudança estrutural como a atual – é de ajudar na revisão principalmente na forma de pensar e ajudar na reconstrução dos paradigmas estruturais da sociedade.
Uma Revolução Midiática Civilizacional é uma espécie de “pandemia tecnológica estrutural”, que modificará as bases filosóficas, teóricas, metodológicas e operacionais da civilização ao longo dos próximos séculos.
O principal papel de um Macro Futurista, portanto, é o de auxiliar a sociedade na construção de novos paradigmas filosóficos e teóricos para a compreensão e adaptação às mudanças estruturais.
Quem tem um bom Macro Futurista para chamar de seu, consegue competir nesse novo cenário com muito mais eficácia e vice-versa.
É isso, que dizes?
Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o futuro do Brasil. Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora?