As lideranças estratégicas já viveram diversas crises diante de alterações do mercado, mas a do Digital é muito especial. A Revolução Digital é um fenômeno Macro-Histórico de altíssimo impacto e sobre o qual temos baixíssimo conhecimento.
Existem diversos sintomas que nos dão a dimensão da crise: a perda radical de valor de diversas organizações tradicionais na última década e a liderança do mercado apenas de empresas que começaram do zero.
Se o novo mercado é ocupado apenas por novas empresas, é sintoma claro que a forma de pensar das organizações tradicionais precisa de ajuste radical.
O mercado se habitou com mudanças dentro da Micro-História, mas uma revolução digital é um fenômeno de alto impacto da Macro-História.
Fenômenos Macro-Históricos só podem ser compreendidos, quando analisamos forças que ocorrem em milênios ou séculos, tais como aumentos demográficos e mudanças tecnoculturais profundas.
Fenômenos Sociais Macro-Históricos são raros, mas quando surgem, exigem que as lideranças consigam superar uma visão de curto e passem a operar numa visão estratégica de longo prazo.
As mudanças que estamos assistindo em toda a sociedade, incluindo nos negócios, demonstram que as teorias administrativas precisam de revisão, pois ignoraram solenemente a influência das mídias nos negócios.
Vivemos hoje a maior crise administrativa da história do Sapiens e assistiremos ao longo das próximas décadas o desaparecimento de organizações, que nunca imaginaríamos que teriam fim.
É isso, que dizes?
A Bimodais – melhor escola de futurismo do Brasil – tem se esforçado para desenvolver uma narrativa, que consiga explicar o que está ocorrendo e sugerir caminhos para pessoas, profissionais e organizações.
Quem tem feito nossos cursos tem aprovado, como vemos no depoimento abaixo:
Quer sair do “tiroteio de cego” que o mercado se transformou?
Venha ser Bimodal:
https://www.bimodais.com.br/assinatura
Conheça a última versão da nossa narrativa, no livro do Nepomuceno:
Se quiser o PDF é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192
Se quiser impresso, na sua casa, por aqui:
https://clubedeautores.com.br/livro/civilizacao-20
Se quiser na Amazon:
http://bit.ly/civ20amazon
Concordo com as colocações do texto, estamos num momento de disrupção profunda nos negócios. As novas organizações precisarão se reinventar e os seus lideres de uma nova reciclagem e adotar novo óculos para seus negócios, procurando eliminar seus pontos cegos digitais.Coloco uma posição de que a substituição do gerente de qualidade já vem desde a implantação da produção enxuta nas organizações, onde você passa a dar mais responsabilidade quanto a qualidade ao executor da tarefa pelo produto que fabrica.