Estou aguardando a aprovação de um curso que criei na Eduzz. Isso é gestão. Quem controla o conteúdo que vai entrar na plataforma é o gestor, que precisa “carimbar” meu curso.
Note que a Eduzz aceita que eu proponha o curso, coloque todo o conteúdo, mas o gerente de qualidade deles aprove para ir ao ar.
Com a possibilidade de cada vez mais gente propor cursos, o gerente de qualidade tem um volume cada vez maior de cursos a serem avaliados.
Diferente de uma escola tradicional, como a Fundação Getúlio Vargas, que tem muito menos cursos novos a serem avaliados.
A Eduzz está numa sinuca de bico, sem saída, pois terá cada vez mais cursos a serem aprovados, num tempo cada vez mais curto, sem que consiga carimbar todos eles.
A Eduzz, como diversas outras plataformas digitais, estão vivendo uma crise entre duas civilizações. Aceitam a inclusão direta pelos fornecedores, mas acreditam que, filosoficamente, é mais correto o gerente de qualidade interno aprovar.
O problema que temos das plataformas digitais tipo Eduzz é de escala. O custo da equipe interna de qualidade será cada vez maior, sem que o resultado seja satisfatório. O modelo é insustentável.
O grande pulo do gato disruptivo da Uberização é ter matado o gerente da qualidade e transferido a responsabilidade para os clientes.
Como diz Clay Shirky na frase que define a encruzilhada civilizacional do Sapiens: “antes se filtrava para publicar, hoje se publica para filtrar“.
A Uberização tem um novo DNA administrativo, no qual todo o controle de qualidade de produtos e serviços é feito pelo cliente.
O cliente 2.0 é aquele que faz o que fazia o antigo gerente de qualidade de produtos e serviços das organizações tradicionais, via estrelas, curtições, cliques.
O que é exponencial na uberização não é, portanto, a tecnologia, mas a nova filosofia administrativa, na qual o filtro da qualidade dos produtos e serviços é transferido para os clientes.
A Uberização se caracteriza por uma filosofia de controle dos produtos e serviços radicalmente diferente e é, por causa disso, que as lideranças tradicionais estão com tanta dificuldade de adotá-la.
É isso, que dizes?
O tema Uberização faz parte da Quarta Imersão da Bimodais Futurismo Competitivo. Veja o que disse um dos nossos alunos sobre a formação Bimodal:
Quer sair de Matrix, tome a pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/assinatura
Coloco uma posição de que a substituição do gerente de qualidade já vem desde a implantação da produção enxuta nas organizações, onde você passa a dar mais responsabilidade quanto a qualidade ao executor da tarefa pelo produto que fabrica.Realmente neste momento com a transformação digital estamos passando o bastão da qualidade para o cliente como expopsto no texto acima e ele através dos cliques faz sua avaliação.