Sugestão de tema da Bimodal Thereza Rodrigues.
Se olharmos o passado outros momentos civilizacionais similares perceberemos que as mídias têm forte influência na nossa percepção do tempo e espaço.
Na Era Oral, toda a comunicação humana era limitada no mesmo tempo e lugar.
Na Era Oral, as pessoas só tinham acesso à informação, através de outra pessoa que estava na frente dela. no mesmo momento.
A Mídia Oral no passado moldou no passado a nossa percepção de tempo e lugar e, com isso, a forma como pensávamos e agíamos nas nossas vidas.
A chegada da Escrita quebrou as antigas barreiras do tempo e lugar e permitiu uma radical mudança civilizacional.
A Era Escrita permitiu que as pessoas recebessem informação sem a necessidade da presença física no mesmo tempo e lugar.
É impossível pensar no império romano e nas grandes religiões monoteístas sem a escrita. É bom lembrar que Bíblia vem do grego “biblion” (pequeno livro).
A nova Era Digital expandiu a nossa capacidade de nos relacionarmos a distância e isso tem impactado fortemente as nossas vidas.
No Digital, qualquer pessoas pode produzir e consumir qualquer conteúdo (texto, áudio ou vídeo) em qualquer tempo e lugar. Isso é completamente novo e revolucionário.
Na Era Digital, cada pessoa se transformou em uma micro Rede Globo.
A Era Digital abriu às portas, de forma exponencial, por exemplo, para o trabalho à distância, que vai permitir mais e mais menos circulação de pessoas nas cidades.
A Era Digital abriu às portas, de forma exponencial, por exemplo, para o trabalho em cidades menores, revertendo o fluxo para as megalópoles.
A tendência é que as pessoas passem menos tempo em deslocamentos, ganhando mais tempo para se dedicar a outras atividades, com menos horas de engarramentos de todos os tipos.
As pessoas ficarão, cada vez mais flexíveis, podendo se mudar muito mais do que hoje em dia.
A desterritorizalização é uma forte tendência. Reduzindo a demanda das pessoas a comprarem locais para viver e optarem muito mais por alugarem espaços compartilhados.
O conceito de país tenderá a ser muito mais flexível, pois pouco importa onde você está, mas com quem e de que forma você está se relacionando pela Internet.
A Revolução Digital, entretanto, não termina com a quebra do tempo. É apenas a primeira etapa, o começo de tudo.
A segunda etapa da Revolução Digital está na possibilidade da criação de organizações produtivos muito mais descentralizadas do que as atuais.
É preciso entender que quando modificamos as mídias uma nova Civilização se inicia, alterando fortemente, no curto, médio e longo prazo, a forma como sobrevivemos e vivemos.
É isso, que dizes?