Negócios sempre são baseados em duas pernas reputação e confiança.
Não há negócio se não houver confiança e não há confiança se não houver reputação.
Todos os negócios são estruturados no que podemos chamar de Modelo Estrutural de Reputação.
O Modelo Estrutural de Reputação é baseado nas mÃdias de plantão. Mudou a mÃdia, mudou a forma como a reputação é criada.
No mundo pré-digital a reputação das organizações era centralizada, através das mÃdias eletrônicas.
A reputação, antes do Digital, era uma Reputação Eletrônica, que favorecia muito mais o marketing do que o boca-a-boca do pós-venda.
Como vemos abaixo:
Estamos saindo da Reputação Eletrônica (mais centralizada) para a Digital (mais distribuÃda).
Com a possibilidade da Reputação mais DistribuÃda (via estrelas, curtições) as portas se abriram para empresas menores.
Com o Digital, temos uma mudança estrutural na forma com a reputação é gerada!
A reputação das organizações, portanto, depende do tipo de mÃdia que temos disponÃvel!
A perda de valor das organizações tradicionais se deve ao surgimento de uma nova forma de gerar reputação, que permitiu a concorrência de fornecedores menores.
Hoje o marketing pré-venda precisa ser parecido com o do pós-venda, algo que não era realidade no pré-digital.
É isso, que dizes?
Saia de Matrix! Faça um mergulho no Futurismo Competitivo. Fique seis meses na Bimodais na nossa imersão da quarta temporada, até dezembro.