A ideia não faz nenhum sentido.
A expressão sair da caixa é sinônimo de “seja mais criativo”, “seja mais inovador”, “pense de forma diferente”.
Porém, a metáfora é péssima, pois sugere que a pessoa tem que ir para um outro lugar fora da forma como pensa.
É algo bem incentivado das “palestras motivacionais” que lembram uma “cracolândia organizacional”, na qual se toma “drogas” para todo mundo fingir que está mudando e ficar na mesma.
A melhor metáfora é “olhe para a sua caixa”, “reflita sobre a sua caixa”, passe a “ter consciência de sua caixa”, “assuma que você tem uma caixa”.
O que seria a caixa?
A caixa é sinônimo de percepção.
Entre nós e a realidade cada pessoa, individualmente, tem uma percepção que a ajuda a distinguir o falso do verdadeiro o certo do errado.
- A distinção do falso de verdadeiro é a nossa capacidade de atuar na realidade, em busca de decisões objetivas melhores;
- A distinção do certo e do errado é a nossa capacidade de atuar na felicidade, em busca de decisões subjetivas melhores.
Uma pessoa que decide de forma mais reflexiva é aquela que é capaz de “muscular” a sua percepção, olhando para a sua “caixa”.
O grande desafio que cada pessoa tem nesse mundo mais aberto, inovador, transparente, criativo é a capacidade de aumentar a sua taxa de percepção da realidade.
É sair da visão da saída da caixa para a consciência de escolha de melhor caixa, que a faça tomar melhores decisões em direção a sua felicidade.
É isso, que dizes?
Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?
Quer passar a ministrar palestras e cursos nesse campo?
Vem se formar na escola e participar de nossos núcleos regionais…
Tudo começa com você me enviando um Zap: 21-996086422.
“Nepô, quero ser bimodal!”
Caso queira fazer algum curso é por aqui.
https://www.bimodais.com.br/pro
Veja o depoimento dos nossos formandos: