Imagine uma menina, Mariana, que descobriu que o melhor que faz na vida é tocar Oboé Clássico. E deseja, naturalmente, viver disso.
E vai para o Denis – marqueteiro digital de plantão – desses que andam por aí dizendo que colocam qualquer um nas alturas, que vai, logo de cara, sugerir que Mariana pare de tocar Oboé.
Que ela deve tocar algo mais popular para poder “bombar”.
Denis não consegue enxergar que o sonho da Mariana é ganhar dinheiro com o Oboé Clássico.
Denis tem o que podemos chamar de conceito de Sucesso Analógico de Massa e Mariana está precisando adquirir competências para praticar o Marketing para Sucessos de Nicho.
Não é incomum frases bombásticas do tipo – “teu vídeo precisa disso ou daquilo para bombar”, ou de que existe uma receita de bolo que serve para qualquer tipo de bolo.
Estamos ainda intoxicados com um modelo mental, no qual existe um centro que define como as coisas devem ser (sucesso, vídeos, felicidade, etc) e que o objetivo de todos, onde está também a Mariana e seu Oboé, é ir em direção a esse ponto único.
Estamos, entretanto, vivendo a passagem do Ambiente Eletrônico Analógico Vertical de Massa para o Ambiente Digital Horizontal e Distribuído.
Há nesse novo contexto aumento vertiginoso da taxa de diversidade, pois o Digital permite que Mariana encontre com muito mais facilidade seus clientes de nicho.
Na qual pessoas que querem ganhar a vida tocando Oboé Clássico podem conseguir fazê-lo, desde que compreendam como se aproveitar desse novo ambiente distribuído para chegar nos clientes de nicho.
Volta e meia encontro estas máximas – tipo receita de bolo única para todos como se ainda tivéssemos no século passado.
Diria mais.
Que cada pessoa que quer empreender neste novo mar de oportunidades tem, pela ordem:
- Mergulhar cada vez mais fundo no seu potencial, aquilo que o diferencia e lhe permite ter uma entrega diferenciada e uma motivação de Iron Man/Woman;
- Fazer desse potencial um produto e serviço no qual estará atrelada a sua Felicidade Estrutural (ligada ao seu projeto de vida);
- E aprender, levar muito a sério, o melhor marketing possível que seja coerente com o seu produto/serviço e o público de nicho que quer atingir.
(A ideia de um marketing pronto, central, que serve para todos é mais um exemplo desse modelo de pensar analógico decadente.)
Mariana pode ser estruturalmente feliz com o seu Oboé Clássico, mas terá que desenvolver, além da habilidade musical, capacidade de empreender particular para transformar o seu personal sonho em realidade.
Que dizes?
Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?
Quer passar a ministrar palestras e cursos nesse campo?
Vem se formar na escola e participar de nossos núcleos regionais…
Tudo começa com você me enviando um Zap: 21-996086422.
“Nepô, quero ser bimodal!”
Veja o depoimento dos nossos formandos: