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David Rogers no livro “Transformação Digital” define assim disrupção nos negócios:

“…ocorre quando um setor estabelecido enfrenta desafiante que fornece muito mais valor aos clientes mediante ofertas com as quais as empresas tradicionais não podem competir diretamente”.

Que tipo de barreira é a mais difícil para uma organização superar? Uma nova tecnologia? Uma nova forma de processo?

Quando aceitamos que existe barreira intransponível, em que uma organização é incapaz de superar do que estamos falando? Basicamente, de mentalidade.

A disrupção é basicamente a capacidade que alguém tem de, com novo paradigma, lançar um produto e serviço que o tempo para superação do antigo paradigma, torna o antigo concorrente obsoleto.

Não há tempo hábil de superar a crise de mentalidade!

Assim, quando falamos de riscos e oportunidades na Transformação Digital estamos justamente falando que as organizações tradicionais devem se preparar para enfrentar o que podemos chamar de “profunda crise de mentalidade”.

Que podem em alguns setores acontecer mais adiante, em alguns a qualquer momento e em outros já ocorreu.

Quando falamos de crise de mentalidade é preciso entender, portanto, o que é, afinal, a nova mentalidade digital e o que é a mentalidade analógica a ser superada.

A melhor forma é olhar para o passado e analisar os cases em que uma determinada organização tradicional enfrentou a crise de mentalidade:

  • mídia tradicional de vídeo – youtube
  • enciclopédias – wikipédia
  • cooperativa de táxi – Uber
  • hotéis – airbnb

Repare que todos os novos players apresentaram nova forma de administração, basicamente de controle dos processos, eliminando o antigo intermediador e criando nova forma disruptiva de intermediação.

É um modelo administrativo distinto, que tornou impossível, em tempo hábil, que houvesse modificação por parte do antigo concorrente.

A nova intermediação é resultado de criação de plataformas, na qual um curador, administra comunidade de fornecedores e consumidores, através de inteligência artificial, que gerencia dados que vêm de objetos (GPS, por exemplo) e de pessoas (estrelas, comentários, avaliações).

Uma organização tradicional, assim, deve num projeto de Transformação Digital Eficaz se preparar para realmente o mais difícil: compreender o novo paradigma e preparar um grupo de pessoas da organização para poder criar projetos a partir dele em curto espaço de tempo, quando desejado ou necessário.

É isso, que fará a diferença e evitará ser pego de calças curtas.

É isso, que dizes?

 

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