A lógica humana é apenas tentativa, nunca alcançada, de se aproximar da lógica da vida. Um pensamento ilógico é, assim, desarmonia entre estas duas lógicas.
A vida tem lógica própria, que independe do ser humano para existir. Podemos chamar de lógica da natureza.
Se não existir mais nenhum Sapiens no planeta, as forças da natureza continuarão a operar da mesma maneira. Não dependem de nós para funcionar.
Todas as tecnologias e metodologias que desenvolvemos estão baseadas na análise lógica das forças da natureza para que possamos nos relacionar, da melhor maneira possível, com elas.
A eletricidade é tecnologia/metodologia baseada em determinada lógica sobre algumas forças, que, se bem administrada permite que possamos utilizá-la sem risco.
Se alguém quer estudar a lógica da eletricidade terá que fazer experimentos para que possa ajustar a lógica humana à natureza.
Toda lógica humana é lógica aproximada de outra lógica não-humana. É uma relação de interdependência da nossa capacidade de lidar com forças que queremos, por algum motivo, controlar.
Assim, podemos dizer que quando determinado argumento/hipótese tem pouca lógica ou é ilógico, estamos querendo dizer, na verdade, que não está coerente com os fatos da vida.
Os fatos vão para um lado e o argumento/hipótese para outro.
Um pensamento mais lógico, assim, é aquele que se aproxima mais dos fatos. E o ilógico, o que se afasta.
É isso, que dizes?
Ver mais: