Mentalidade – conjunto de manifestações de ordem mental (crenças, maneira de pensar, disposições psíquicas e morais), que caracterizam coletividade, classe de pessoas ou indivíduo; mente, personalidade.
Toda produção cultural é feita, através de tecnologias de mídia. Não produzimos cultura sem mídia ou regra.
Há sempre algum tipo de limite, que estabelece como podemos nos expressar e nos relacionar com os demais.
O ser humano, assim, é escravo das regras midiáticas.
Quando falamos, escrevemos, clicamos ou gesticulamos estamos sendo, sem saber, formatados pelos limites das mídias de plantão.
Mídias, portanto, formatam pessoas e sociedades, definindo fortemente o ambiente cultural/organizacional em que vivemos.
Me mostre as mídias disponíveis, que lhes direi quais mentalidades teremos na sociedade.
Quando temos rupturas de mídia – fenômeno raro da macro-história – passaremos NECESSARIAMENTE da formatação de determinado ambiente para outro.
Mentalidades antigas, formatadas pelo ambiente anterior, precisarão se adaptar ao novo.
Hoje, estamos vivendo a passagem em todo o planeta da mentalidade 2.0 – formatada pelas mídias oral e escrita, onde se inclui os meios eletrônicos – para a 3.0 – já no ambiente digital.
Desta vez, com características bem diferentes do que tivemos no passado: as mídias não eram tão globais, tão disruptivas e não se massificavam de forma tão rápida – o que torna a atual macro-crise da mentalidade atual ainda mais aguda.
Será preciso grande esforço para, antes de tudo, admitir a macro-crise e, a partir daí, criar formas de minimizar respectivos impactos, através de capacitação adequada.
Não, não é desafio pequeno, mas sem dúvida nenhuma totalmente necessário.
É isso, que dizes?
Este texto em áudio:
https://youtu.be/NUZ8H6R9Ubc