Feed on
Posts
Comments

Mentalidadeconjunto de manifestações de ordem mental (crenças, maneira de pensar, disposições psíquicas e morais), que caracterizam coletividade, classe de pessoas ou indivíduo; mente, personalidade.

Toda produção cultural é feita, através de tecnologias de mídia. Não produzimos cultura sem mídia ou regra.

Há sempre algum tipo de limite, que estabelece como podemos nos expressar e nos relacionar com os demais.

O ser humano, assim, é escravo das regras midiáticas.

Quando falamos, escrevemos, clicamos ou gesticulamos estamos sendo, sem saber, formatados pelos limites das mídias de plantão.

Mídias, portanto, formatam pessoas e sociedades, definindo fortemente o ambiente cultural/organizacional em que vivemos.

Me mostre as mídias disponíveis, que lhes direi quais mentalidades teremos na sociedade.

Quando temos rupturas de mídia – fenômeno raro da macro-história – passaremos NECESSARIAMENTE  da formatação de determinado ambiente para outro.

Mentalidades antigas, formatadas pelo ambiente anterior, precisarão se adaptar ao novo.

Hoje, estamos vivendo a passagem em todo o planeta da mentalidade 2.0 – formatada pelas mídias oral e escrita, onde se inclui os meios eletrônicos –  para a 3.0 –  já no ambiente digital.

Desta vez, com características bem diferentes do que tivemos no passado: as  mídias não eram tão globais, tão disruptivas e não se massificavam de forma tão rápida  – o que torna a atual macro-crise da mentalidade atual ainda mais aguda.

Será preciso grande esforço para, antes de tudo, admitir a macro-crise e, a partir daí, criar formas de minimizar respectivos impactos, através de capacitação adequada.

Não, não é desafio pequeno, mas sem dúvida nenhuma totalmente necessário.

É isso, que dizes?

Este texto em áudio:
https://youtu.be/NUZ8H6R9Ubc

 

Leave a Reply