Feed on
Posts
Comments

Podemos dizer que há dois tipos de competição:

  • Em mercados fechados – nos quais o consumidor tem pouca escolha entre os diferentes fornecedores, há forte barreira regulatória para novos competidores, próximo a um tipo de oligopólio, como é, por exemplo, o setor de telecomunicações brasileiro;
  • Em mercados abertos – nos quais o consumidor tem muitas escolhas entre os diferentes fornecedores, há nenhuma ou mínima barreira regulatória para novos competidores, como é hoje, por exemplo, o setor de aplicativos de táxi.

Vejamos:

  1. Em mercados fechados, o consumidor não tem liberdade de escolha e, portanto toda a competição é feita INDEPENDENTE dele;
  2. O cliente passa a não ser o foco da Inteligência Competitiva, que passa a procurar cada vez mais os movimentos do concorrente, pois o fator cliente é mais fixo;
  3. Digamos que o foco da Inteligência Competitiva em mercados fechados é o de acompanhar os passos, cada vez mais, do concorrente.

Por outro lado:

  1. Em mercados abertos, o consumidor passa a ter liberdade de escolha e, portanto, a competição é feita cada vez mais DEPENDENTE do consumidor que tem mais opções;
  2. O trabalho da Inteligência Competitiva é o de procurar cada vez mais os movimentos do cliente, pois é preciso entender as demandas;
  3. Digamos que em mercados abertos o foco da Inteligência Competitiva passa do concorrente para o cliente.

Mercados abertos e fechados são conjunturas que dependem de país ou região.

Existem, entretanto,  alguns movimentos de de mercado fechado para aberto ou vice-versa.

Vejamos:

  • Regulatório específico – determinado setor, que ganha ou perde regulação específica, que atinge apenas determinado segmento ou grupo de empresas de determinado setor;
  • Mudanças políticas – de governo com estado para mais para menos regulador, que atinge todas as organizações de determinado país;
  • Mudanças midiáticas – quando chegam novas mídias descentralizadoras em escala global, que permitem que o cidadão/consumidor passe a estar muito mais bem informado e o surgimento de novos canais de distribuição de ideias, produtos e serviços. Tudo isso permite a chegada de novos concorrentes, o que atinge a TODAS as organizações de todos os países.

Vivemos hoje no novo milênio a terceira via: chegada e massificação do ambiente digital com impacto global.

A chegada do Digital modifica radicalmente o ambiente competitivo da sociedade.  Não é num setor, num país, numa região, mas em todo o planeta.

Temos saído com a ampliação do mundo digital, em escala global, do ambiente de competição do mercado fechado para o aberto.

Novas mídias abriram, de forma rápida e disruptiva, canais de distribuição de ideias, produtos e serviços, permitindo, pela ordem:

  • que o consumidor tenha mais informação e opções de consumo;
  • que antigas barreiras regulatórias em diversos setores perdessem a validade (o caso dos táxis é emblemático);
  • e novos concorrentes entrando nos novos mercados, antes fechados pela capacidade de controle de canais de ideias, produtos e serviços.

Revoluções de Mídia descentralizadoras, já vimos isso no passado, modificam, assim, o ambiente competitivo da sociedade, provocando, passagem de ambiente fechado para aberto.

Por causa da massificação da nova mídia, vemos hoje, como macro-tendência o foco da Inteligência Competitiva migrar do concorrente para o cliente.

As organizações pré-digitais, que estavam habituadas a viver em ambiente de competição fechado, têm hoje mais dificuldade de viver nesse novo ambiente mais aberto.

O mundo digital, com ambiente de competição aberto, é o grande desafio que os profissionais de Inteligência Competitiva têm que superar.

: foram capacitados para operar num ambiente competitivo fechado e analógico e agora têm que saber lidar com o aberto e digital.

Exige, portanto, forte mudança de paradigma, através de intensa reciclagem.

Este texto em podcast:
https://youtu.be/SPQnpN5o7iY

A reciclagem dos profissionais de Inteligência Competitiva da competição fechada para a aberta é um serviço que tenho procurado oferecer na Nepomuceno – Inteligência Competitiva & Inovação – conheça mais aqui nepo.com.br/ic.

Leave a Reply