Detalhei aqui a minha análise sobre a crise da Inteligência Competitiva no Brasil e no mundo.
O problema que temos hoje no mercado é bem complexo, pois vivemos mudança estrutural na sociedade.
Não temos – isso está cada vez mais evidente – problema específico de mudança de cenário de uma organização ou de setor específico, mas de TODO o mercado.
Algumas bases estruturais do pensamento daquilo que considerávamos que era o mercado, administração, futuro precisam ser revistas.
Vimos que a maior parte dos Profissionais de Inteligência Competitiva tem atividade com viés mais tático do que estratégico e agora temos mais um desafio: o macro-estratégico.
Organizações isoladas, com toda a sua responsabilidade de entrega de produtos e serviços, metas, operação, dificilmente terão capacidade, investimento, para que possam trabalhar no que vamos chamar de Inteligência Competitiva para Macro-Cenários Disruptivos.
Depois de muito refletir sobre esse problema, começo a imaginar que a alternativa é transferir esse desafio para as associações e organizações setoriais.
A criação de núcleos de Inteligência Competitiva para Macro-Cenários Disruptivos é um dos papéis a ser desempenhado pelas associações empresariais.
As Inteligência Competitivas Organizacionais continuariam a atividade específica, com viés mais tático e micro-estratégico e passam a ganhar subsídios de visão mais macro-estratégica, financiada pelo conjunto das organizações de determinado setor.
Tenho conversado com várias associações setoriais e parece que já existem várias iniciativas, ainda incipientes, em várias delas.
Um núcleo/ou rede de Inteligência Competitiva Macro-Estratégica Setorial para Macro-Estratégica teria como missão:
- promover estudos mais disruptivos e menos incrementais;
- mais macro-estratégicos do que estratégicos ou táticos;
- mais de longo e menos de médio prazo;
- analisar impacto deste estudos no setor específico;
- e promover, por fim, atividades de conteúdo e capacitação para que respectivas áreas de Inteligência Competitiva nas organizações possam ter mais subsídios para assessorar os associados.
A criação de Núcleos de Inteligência Competitiva Setorial é um serviço que tenho procurado oferecer na Nepomuceno – Inteligência Competitiva para Macro-Cenários Disruptivos – conheça mais aqui nepo.com.br.
Este texto em áudio:
https://youtu.be/f30sfc5W6Pw