Vamos definir Inteligência Competitiva da seguinte maneira:
Forma proativa de captar e organizar informações relevantes sobre comportamento da concorrência, dos clientes e do mercado como um todo, analisando tendências e cenários, e permitindo processo de tomada de decisão melhor no curto, médio e longo prazo.
No Brasil, a maior parte das organizações, NÃO tem departamento de Inteligência Competitiva. As que já têm estão com problema. Podemos dizer em crise.
Por quê?
As teorias sobre Inteligência Competitiva, de maneira geral, foram elaboradas para ambiente incremental e não disruptivo.
A maior parte dos Profissionais de Inteligência Competitiva não tem tido teorias e nem metodologias para lidar bem com mudanças disruptivas do mercado.
Não estão preparados para o que está acontecendo e ainda o que virá.
Vivemos hoje as seguintes mudanças disruptivas, a partir da chegada e massificação de nova mídia, que fomenta:
- empoderamento do consumidor – que passa a gerar e receber informações, tornando-o mais exigente;
- novos canais de distribuição de produtos e serviços – que permitem a chegada de concorrentes inusitados;
- e, por fim, novos modelos de negócio – completamente distintos dos praticados atualmente pelas organizações pré-digitais.
Tais mudanças – que estão acontecendo em cada vez mais setores – são difíceis de serem compreendidas pelos Profissionais de Inteligência Competitiva.
É preciso nova formação para profissionais de Inteligência Competitiva que seja capaz de compreender de forma mais ampla o impacto do digital na sociedade. E de como o mercado tende a se comportar no médio e longo prazo, a partir da Revolução Cognitiva atual.
Tudo isso para que as organizações pré-digitais possam voltar a traçar estratégias mais consistentes em relação ao futuro.
É isso que tenho procurado fazer na minha empresa de produção de conteúdo e capacitação a Nepomuceno – Estratégia Digital – conheça mais aqui nepo.com.br.
É isso, que dizes?
Texto em áudio:
https://youtu.be/fNUm3Ju1kZM
[…] Detalhei aqui a crise da Inteligência Competitiva. […]