Feed on
Posts
Comments

Burrice Competitiva poderia ter a seguinte definição: quando determinada organização ou setor vai gradualmente não conseguindo mais enxergar o que está acontecendo no mercado e  vai, aos poucos, saindo do jogo.

Vivemos hoje no Brasil e no mundo, infelizmente,  aumento radical da taxa de Burrice Competitiva.

As organizações, no passado, sempre trabalharam no “feeling” dos donos.

De fato, o mercado era menos complexo, mais local, menos internacional, mais incremental, menos disruptivo.

Foram poucas as organizações do país que criaram – para valer –  áreas de Inteligência Competitiva de longo prazo, também chamadas de Estratégicas ou de Inovação Estratégica.

As organizações eram – e ainda são em sua maioria – estruturas feitas para repetir padrões, processos e, por causa disso, criaram cultura fortemente formatadora de mentes de baixa criatividade.

As organizações pré-digitais nasceram e cresceram num ambiente social com taxa disruptiva muito mais baixa do que o atual.

Hoje, vivemos mudanças disruptivas na comunicação e , por causa disso, em todo o mercado. É  mudança de paradigma, que exige nova forma de pensar e agir.

E aí aparece o problema estratégico:

  • as organizações pré-digitais NÃO têm profissionais especializados em criar qualquer tipo de cenário;
  • quando têm profissionais de Inteligência Competitiva são  voltados muito mais para o tático (curto prazo) do que para o estratégico (de longo);
  • E, por fim, quando há profissionais de Inteligência Competitiva de cenários de longo prazo (que envolve filosofia, teoria e metodologia) estão intoxicados dos paradigmas pré-digitais e não conseguem entender a base mais profunda das mudanças que estão em curso.

Por causa disso, aumenta em todo o mundo, com alguns reflexos no Brasil, a taxa de Burrice Competitiva.

Isso pode ser claramente demonstrado com surgimento de cada vez mais novos líderes de mercado, totalmente inusitados, e respectiva decadência dos antigos, antes considerados imbatíveis.

É isso que tenho procurado fazer na minha empresa de produção de conteúdo e capacitação a Nepomuceno – Estratégia Digital – conheça mais aqui nepo.com.br.

Este texto em áudio:
https://youtu.be/GR4aU0XbT0g

Leave a Reply