Burrice Competitiva poderia ter a seguinte definição: quando determinada organização ou setor vai gradualmente não conseguindo mais enxergar o que está acontecendo no mercado e vai, aos poucos, saindo do jogo.
Vivemos hoje no Brasil e no mundo, infelizmente, aumento radical da taxa de Burrice Competitiva.
As organizações, no passado, sempre trabalharam no “feeling” dos donos.
De fato, o mercado era menos complexo, mais local, menos internacional, mais incremental, menos disruptivo.
Foram poucas as organizações do país que criaram – para valer – áreas de Inteligência Competitiva de longo prazo, também chamadas de Estratégicas ou de Inovação Estratégica.
As organizações eram – e ainda são em sua maioria – estruturas feitas para repetir padrões, processos e, por causa disso, criaram cultura fortemente formatadora de mentes de baixa criatividade.
As organizações pré-digitais nasceram e cresceram num ambiente social com taxa disruptiva muito mais baixa do que o atual.
Hoje, vivemos mudanças disruptivas na comunicação e , por causa disso, em todo o mercado. É mudança de paradigma, que exige nova forma de pensar e agir.
E aí aparece o problema estratégico:
- as organizações pré-digitais NÃO têm profissionais especializados em criar qualquer tipo de cenário;
- quando têm profissionais de Inteligência Competitiva são voltados muito mais para o tático (curto prazo) do que para o estratégico (de longo);
- E, por fim, quando há profissionais de Inteligência Competitiva de cenários de longo prazo (que envolve filosofia, teoria e metodologia) estão intoxicados dos paradigmas pré-digitais e não conseguem entender a base mais profunda das mudanças que estão em curso.
Por causa disso, aumenta em todo o mundo, com alguns reflexos no Brasil, a taxa de Burrice Competitiva.
Isso pode ser claramente demonstrado com surgimento de cada vez mais novos líderes de mercado, totalmente inusitados, e respectiva decadência dos antigos, antes considerados imbatíveis.
É isso que tenho procurado fazer na minha empresa de produção de conteúdo e capacitação a Nepomuceno – Estratégia Digital – conheça mais aqui nepo.com.br.
Este texto em áudio:
https://youtu.be/GR4aU0XbT0g