Mídias são tecnologias que estão entre as pessoas e estabelecem como podem se relacionar e trocar.
Mídias são as tecnologias que mais influenciam a tecnoespécie, pois são a base principal para todas as trocas.
Mídias definem hábitos de consumo, de trocas entre amigos, parentes, pessoas próximas e desconhecidas e interferem no ambiente social em todas as áreas.
Mídia é uma espécie de “líquido aminótico” da espécie que estabelece o ambiente sob o qual a cultura poderá se desenvolver.
As mídias, apesar de serem resultado da caminhada cultural, influenciam a espécie alterando a cultura de forma ativa e não passiva ou neutra, como se imaginava no século passado.
As pessoas não mudam a forma de pensar com a chegada das novas mídias, mas mudam hábitos. E é a mudança de hábito, que vai, aos poucos, mudando a forma de pensar.
Mídias centralizadoras levam à espécie a hábitos centralizadores e vice-versa.
Mídias – onde se inclui a linguagem – por sua característica de adesão voluntária, não são impostas de cima para baixo.
As pessoas aderem a elas de forma espontânea.
(Obviamente, que estabelecem patamares de trocas em que profissionalmente muitas vezes somos obrigados a usar.)
Mídias são ferramentas com as quais a cultura é produzida e, por causa disso, quando se alteram mudam a sociedade.