Depois de mais de vinte anos estudando Revoluções Civilizacionais percebi que há duas forças desconhecidas que precisam ser melhor pensadas:
- Os efeitos da Complexidade Demográfica Progressiva na Macro-história humana – que gera demandas cada vez mais sofisticadas. Somos a única espécie que pode crescer demograficamente, pois mudamos nosso modelo de comunicação e administração no tempo;
- Revoluções Civilizacionais – (na comunicação e na administração) – que vêm para procurar resolver as demandas mais sofisticadas, através da chegada de novas tecnologias e mentalidades.
A primeira é a causa e a segunda, a consequência.
Assim, podemos dizer que vivemos hoje Revolução Civilizacional, em função do salto demográfico de um para sete bilhões de habitantes, nos últimos 200 anos.
E que vem promover mudanças de comunicação e da administração como resposta macro-sistêmica.
Porém, há aspecto interessante nisso tudo, que passa pela capacidade que temos de gerar e gerenciar registros informacionais.
Podemos fazer a seguinte relação entre os fatos não tão claras:
- Quanto mais sombra informacional tivermos, mais difícil fica decidir de forma mais adequada;
- Sombras informacionais geram barreiras para que possamos avançar no patamar da complexidade;
- Assim, novas mídias aparecem para aumentar a capacidade de produzir registros informacionais e reduzir sombras para que se possa decidir melhor;
- E quanto mais registros informacionais tivermos, mais poderemos lidar melhor com as demandas complexas, rompendo barreiras de complexidade demográfica.
Vejamos.
- Quando só falávamos (Era Oral), tudo ficava ao vento e isso limitava as trocas humanas, criando barreira para o aumento da complexidade demográfica.
- A escrita, manuscrita e depois impressa (Era Escrita), passou a ser salto de qualidade para que pudéssemos ser mais precisos nas decisões, pois havia mais dados para serem analisados.
- Hoje, com a chegada do digital, temos mais um macrociclo de redução de sombra, pois mais e mais, clicando, estamos informando as bases de dados, disponibilizando informações e, com isso, podendo tomar decisões mais precisas e personalizadas.
Assim, o que podemos pressupor é de que quanto mais sombra informacional tivermos numa sociedade, menor será a capacidade de lidar com a complexidade demográfica.
E para furar esse limite humano é preciso que se tenha novo ambiente informacional mais sofisticado, que permita pela ordem:
- Produção de mais dados registrados;
- E análise destes para tomada de decisões.
A sombra informacional, por incapacidade tecnológica, com o contínuo aumento da complexidade demográfica trazem os seguintes sintomas para a sociedade:
- Massificação;
- Centralização;
- Perda de controle das organizações pela sociedade.
É isso, que dizes?