A chegada de novas tecnologias da sociedade abre novas fronteiras para a Tecnocultura se expandir.
A Tecnocultura trabalha dentro dos limites tecnológicos existentes.
Quem quer fazer projeções a partir das tecnologias precisa ter mapa de que tipo de Vácuo Tecnocultural vai se abrir, a partir de cada tecnologia.
Veja o quadro aqui dos diferentes tipos de tecnologia.
A chegada de novas tecnologias de comunicação/informação, com nova linguagem, permite que se possa desenvolver qualquer tipo de tecnologia, pois está se alterando a forma como nos relacionamos. É o maior Vácuo Tecnocultural que pode ser criado, até o momento (falo de outro mais abaixo ainda maior.)
A chegada de novas Tecnologias Estruturais de transporte e energia permite que se possa desenvolver e distribuir novo ciclo de tecnologias. É o segundo maior Vácuo Tecnocultural que pode ser criado.
A chegada de novas Tecnologias Conjunturais não permite que se possa desenvolver novas tecnologias, são uma espécie de “rua sem saída”. São tecnologias que não impactam fortemente no desenvolvimento de outras. É o terceiro Vácuo Tecnocultural que pode ser criado.
Podemos especular que se pudermos alterar o genoma humano e criar novos seres com novos cérebros, novas formas de sobrevivência e reprodução. Talvez essas sejam tecnologias que superem todas as outras.
Teríamos que chamar Hiper-Macro-Estrutural e estas criariam o maior Vácuo Tecnocultural de todos.
É isso, que dizes?
[…] Não confunda digitalização com uberização Cada tipo de tecnologia abre um Vácuo Tecnocultural diferente! […]