Feed on
Posts
Comments

Vídeo complementar:

Digo isso, pois vivemos hoje uma mudança profunda que nos remonta há vários séculos e talvez milênios.

dsc09460

Todas as mudanças pelas quais as organizações e seus administradores passaram nas últimas décadas, foram basicamente ajustes sociais, políticos e econômicos. E propostas novas no modelo da gestão. Os atuais gestores de negócios estão acostumados a lidar com mudanças, mas não as atuais.

É preciso ter claro que estamos mudando o modelo da linguagem humana, com a chegada de novas Tecnologias das Trocas.

As mudanças que estamos passando no século XXI são raras na história, tal como a chegada da oralidade, da escrita e da escrita impressa e todas elas impactaram profundamente a sociedade, as organizações e os negócios.

A chegada de nova linguagem permite que possamos praticar novo modelo de administração, que permite geração de melhor relação de custo/benefício.

Isso significa que novas organizações que praticam a quarta linguagem e o novo modelo de administração conseguem gerar mais valor do que as organizações tradicionais que estão nas linguagens antigos e no antigo modelo de administração.

Muitos misturam as mudanças atuais com propostas metodológicas, tais como reengenharia, qualidade total. Não. Tais mudanças vieram de dentro de empresas de consultoria para dentro das organizações tradicionais. Foram opcionais.

As mudanças atuais não estão vindo das empresas de consultoria, mas do mercado, através do surgimento de novas organizações, que estão comendo o mercado das antigas organizações, pois estão praticando a nova linguagem e o novo modelo de administração.

É completamente diferente.

Note que o Uber e similares não há nada de parecido com nenhum ambiente de administração do século passado.

  • Há um número ínfimo de gerentes;
  • Não há patrões e empregados;
  • Há uma avaliação constante do serviço por parte do consumidor, que não sugere decisões, toma decisões, tais como afastar os motoristas inadequados.

O problema se agrava ainda mais quando os tradicionais “olheiros” do mercado não conseguem ver a dimensão da mudança, pois é preciso um estudo mais amplo da antropologia cognitiva para conseguir enxergar com mais clareza o que está ocorrendo.

Muitos dirão que isso é fora do comum.

Fora do comum não é procurar novas ferramentas de análise, mas é não conseguir entender e agir diante de mudanças tão visíveis e tão marcantes para os mais diferentes tipos de negócio.

O século XX pode ser considerado uma brincadeira de amador, se comparado ao XXI.

É preciso estar preparado para promover a Business Digital Transformation mais adequada.

Recomendações: 

Slides – Business Digital Transformation:
 
 Assine a Newsletter sobre o Mundo 3.0:

receba-as-novidades-do-mundo-3-0-no-seu-e-mail-cadastre-se

Livro recomendado:

bdt

Compre aqui.

Leave a Reply