Nenhum tipo de conceito deixa de ser usado, quando outro não ocupa o seu lugar.
A dicotomia esquerda/direita talvez tenha ajudado bastante o século XXI por causa da guerra fria.
Dizer que pessoas capitalistas eram de direita e comunistas de esquerda representava bem posições divergentes.
Obviamente, que nazismo ficou de fora, até por que no final tanto comunistas quanto capitalistas lutaram contra.
É comum ouvir que a dicotomia não faz mais sentido no século XXI. Sim, concordo.
A queda do muro de Berlim e a centralização do capitalismo embolaram a dicotomia.
O cenário ficou confuso e é necessário estabelecer nova macro-dicotomia, que existe e talvez sempre existirá, agora, com a experiência, de forma mais precisa.
Arriscaria dizer que colocaria no lugar centralizadores versus descentralizadores.
- Centralizadores acreditam que a humanidade tem um determinado objetivo seja ele racial, político, religioso. São pessoas que têm um determinado conteúdo, uma proposta que acreditam que deve ser implantada por todos. Assim, querem o poder para levar todos naquela direção. Acreditam numa ordem planejada ou planificada por um centro redentor;
- Descentralizadores acreditam que a humanidade NÃO tem um determinado objetivo seja ele racial, político, religioso. São pessoas que NÃO têm um determinado conteúdo, uma proposta que acreditam que deve ser implantada por todos. Assim, querem o poder para permitir que ninguém tenha essa proposta redentora e se focam na forma. Da passagem de situação de menos para mais desconforto. Acreditam numa ordem espontânea NÃO planificada por um centro redentor.
Sob este ponto de vista podemos classificar o nazismo, o comunismo, incluindo o bolivarianismo, o socialismo do século XXI, o islamismo radical, ou os políticos religiosos nessa categoria.
E os libertários e liberais na outra, incluindo todo o movimento dos empreendedores digitais, nos quais estão os que defendem o bitcoin, o software livre, os hackers, nessa direção, alguns beirando o anarquismo.
Qual a melhor forma de saber onde cada pessoa se encaixa aonde?
Simples, o que demonstra a eficácia da classificação.
Pergunte.
Você acredita que a humanidade deve ir para alguma direção específica? Ou deve apenas ir caminhando para uma situação de pior para melhor?
Dependendo da resposta, temos centralizadores ou descentralizadores.
O Século XXI, felizmente, propicia, em função da Revolução Digital a visão e prática dos descentralizadores.
É isso, que dizes?