Estamos utilizando as ferramentas estratégicas inadequadas para promover a Inovação Disruptiva!
Pós-escritos do livro:
Inovação Disruptiva: Teoria e prática
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Não podemos esquecer que Inovação é, no fundo, um projeto estratégico.
Todo projeto estratégico parte do ponto “A” para o “B”.
- “A” é o presente.
- “B” é o futuro.
A estratégia cria ponte conceitual e a Inovação, ponte física para que haja eficácia no resultado.
Assim, antes de um projeto de Inovação, há uma visão estratégica que precisa ser consistente o suficiente para dar suporte ao da Inovação.
Se o projeto estratégico tiver problemas, a Inovação sofrerá com isso.
Uma estratégica eficaz, assim, reduz o risco da Inovação.
Não existe apenas um tipo de pensamento estratégico.
Existem dois:
- · Pensamento Estratégico Indutivo – que se baseia em fatos para se criar cenários;
· Pensamento Estratégico Dedutivo – que se baseia em conceitos para se criar cenários.
Quando usar um e quando usar o outro?
· O Pensamento Estratégico Indutivo serve bem para cenários conhecidos, sem grandes mudanças, em que processos, produtos e serviços estão em continuidade;
· O Pensamento Estratégico Dedutivo, por sua vez, serve bem para cenários desconhecidos, com grandes mudanças, em que processos, produtos e serviços estão em descontinuidade.
O Indutivo é o mais usado atualmente e acabou viciando os estrategistas e, por sua vez, os inovadores.
Quando se utiliza a indução dificilmente se chega a Inovação Disruptiva e, quando se chega, o custo é alto, pois se passa por longo processo longo de tentativa e erro.
O Pensamento Estratégico Indutivo, ferramenta adequada para a Inovação Incremental, trabalha dentro do mesmo macro-paradigma, não revê conceitos, apenas micro-paradigmas.
O dedutivo é menos utilizado por falta de prática e não tem sido usado pelos estrategistas e, por sua vez, também não pelos inovadores.
Quando usamos a dedução chegamos mais facilmente a Inovação Disruptiva, reduzindo o custo, pois se reduzi o processo de tentativa e erro.
O Pensamento Estratégico Dedutivo, ferramenta estratégica adequada para a Inovação Disruptiva, percebe que há algo errado com o macro-paradigma, revê conceitos, antes de ir adiante para o desenvolvimento de novos processos, produtos e serviços, que estão no micro-paradigma.
O problema principal do mercado : o uso excessivo do Pensamento Estratégico Indutivo no momento de profunda descontinuidade que estamos vivendo.
O Pensamento Estratégico Dedutivo, é fato, exige esforço que envolve conceitos filosóficos e teóricos nos campos da antropologia, história, sociologia, economia. E é justamente por isso que acaba sendo relegado a segundo plano.
Ainda mais quando as áreas de humana, principalmente nos países periféricos, consideram o mercado, algo feito pelo diabo.
Porém, é o que fará a diferença para os profissionais de Inovação Disruptiva, principalmente as que envolvem projetos de longo prazo e na casa dos milhões ou bilhões de dólares.
Pós-escritos do livro:
Inovação Disruptiva: Teoria e prática
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