Estratégia:
plano, método ou série de estratagemas para obter um objetivo ou resultado especÃfico.
Toda organização, pessoa, paÃs tem uma estratégia.
- Pode ser uma estratégia eficaz ou ineficaz?
- Uma estratégia de curto, médio ou longo prazo?
- Uma estratégia refletida ou irrefletida, mas há uma estratégia a ser avaliada.
Precisamos sempre que vamos falar do momento atual entender a Conjuntura Cognitiva, se não não há como imaginar uma estratégia eficaz,
Estamos saindo de um movimento previsto nas Leis da Antropologia Cognitiva de Contração para uma Expansão Cognitiva.
Isso faz com que mude muito a tanto a realidade quando à percepção dela.
- A realidade social ganha movimento, pois a espécie se potencializa para grandes mudanças em todas as áreas;
- E isso é movido por mudanças de percepção, que nos empurram para desenvolver a capacidade de pensar de forma mais autônoma e usando muito mais abstrações do que estávamos acostumados.
Note que quando vivemos dentro de uma Contração Cognitiva, temos uma realidade e percepção da seguinte maneira:
- – Baixa inovação;
- – Poucas alterações das bases sociais;
- – Sistema de negócios, polÃtico, econômico relativamente estáveis nos mesmos princÃpios fundamentais.
Assim, a estratégia tende a ser de curto ou, no máximo, para organizações ou setores ou paÃses de médio prazo. O longo prazo é perda de tempo, pois a conjuntura será provavelmente similar.
Quando temos uma Revolução Cognitiva muda-se completamente o cenário, pois temos a potencialização do cérebro e a possibilidade de alterar os Fundamentos Sociais. Ou seja, todas as teorias que temos para basear a estratégia (a teoria é a ferramenta do estrategista) começa a não ter mais utilidade.
É preciso, assim, refazer as principais ferramentas dos estrategistas identificar e incorporar como força os principais elementos constitutivos da Expansão Cognitiva.
Fecha-se um ciclo estratégico e abre-se outro.
Quem não conseguir perceber a mudança, começa a fazer estratégia futura para uma realidade contÃnua de um passado que terá um futuro disruptivo.
A Arte da Estratégia de Longo Prazo deve incorporar o Pêndulo Cognitivo com um elemento fundamental para compreensão das mudanças históricas e introduzir no Cálculo do Futuro os novos elementos que serão fundamentais para a compreensão do que virá.
É isso, que dizes?
Essa mudança pode parecer assustadora para grandes e consolidadas organizações. Mas, para nós profissionais de Marketing Digital é uma excelente oportunidade de inovar e ser reconhecido. Viva a mudança!
É isso aà Alex, nós temos que aproveitar a descentralização das grandes lideranças (puxando pro lado do marketing, da credibilidade de informações) e o novo modelo de reorganização da sociedade para construir confiança tão quanto ou superior aos grandes.
Hoje é colocado em xeque as grandes emissoras de conteúdo e abre-se espaço para que todo e qualquer ser humano possa compartilhar suas opiniões com o mesmo poder. Isso é ótimo.