As Contrações Cognitivas ocorrem na sociedade em função da necessidade de se lidar com aumentos demográficos sem a capacidade de processar a nova complexidade.
Ou seja, quando as organizações não tiverem instrumentos para lidar com o aumento da complexidade, haverá necessariamente um sufocamento da diversidade, através de um pensamento mais homogêneo para que se possa manter o equilíbrio entre oferta e demanda.
A sociedade será, assim, levada a um estágio de baixa capacidade de produção de ideias próprias e ficará a mercê das organizações que ganharão mais poder, o que chamei de Sociedade Imatura:
De ambos os lados, sociedade e organizações não restará maiores espaços para a inovação e para a defesa de princípios humanos. Haverá uma baixa Taxa de Significação e um aumento da Taxa de Hedonismo.
Tenderemos a nos voltar mais para a nossa animalidade e para os instintos mais primários, que nos levam às compulsões e ao prazer.
Em resumo, se não podemos ter mais significado na vida, vamos aproveitá-la!
A sociedade tenderá ao hedonismo, pois os esforços de mudança serão bloqueados pela falta de força da sociedade em impor mudanças.
Haverá uma baixa taxa de significação, os valores serão colocados no curto prazo e as ações serão simplistas, como vemos na figura abaixo, movidas muito mais pelas emoções e menos pela ponderação:
É isso, que dizes?