Diante do que estamos vendo neste e-book, podemos aplicar o seguinte modelo à Comunicação Digital.
Aqui temos o seguinte:
– Os códigos digitais – definem de que tipo de plataforma estamos falando. Se há código digital é uma plataforma digital e vice-versa;
– As Plataformas Digitais se dividem em três grupos:
- – As não colaborativas – que apenas o centro pode circular ideias, não havendo espaço para inclusão pelos usuários. Ex: um jornal que não permite comentários;
- – As semi-colaborativas – o centro circula ideias, mas permite inclusão de conteúdo agregador ao publicado pelos usuários. Ex: um jornal que permite comentários;
- – As colaborativas – o centro apenas disponibiliza a plataforma, mas o conteúdo é 100% produzido pelos usuários. Ex: Facebook, Youtube, Google+, etc..
O mapa de mídias digitais é algo muito sutil que pode num período curto ter enormes efeitos. Mídias sociais principalmente e elas acabam mudando muito essa anatomia, se pegarmos o crescimento monstruoso do Pinterest chegando a passar o Facebook nos EUA ou o crescimento lento mais continuo do LinkdIn notamos uma mudança de comportamento dos usuários e o quanto isso pode interferir nessa anatomia.
Sim, este post é antigo nem lembrava mais 😉
Mudei um pouco a ideia toda.