Bom, estamos criando cada vez mais redes sociais com apoio digital.
E precisamos pensar em vários tipos de redes que existem.
Do projeto que fiz com o pessoal da Petrobras há alguns anos, chegamos a seguinte conclusão:
Uma rede se estrutura e pode ser classificada, a partir do seu objetivo.
As redes tem três pilares fixos, que aumentam a sua taxa de importância, conforme o objetivo:
- O Facebook é basicamente uma Rede de Relacionamento;
- O Mercado Livre, Estante Virtual, um departamento de projetos de uma empresa é uma Rede de Ação;
- Um grupo de discussão ficado em um tema profissional, por exemplo, dentro do Facebook é uma rede de conhecimento.
Como separar cada uma?
Basta analisar o propósito da rede.
- Visa resultar em um produto ou serviço, seja fazer, comprar, transferir, servir? É uma rede de ação.
- Visa criar conexão entre as pessoas? É uma rede de relacionamento.
- Objetiva a melhorar a percepção das pessoas? É uma rede de conhecimento.
As três redes são complementares.
Quando temos uma rede definida, as outras duas se modelam embaixo, virando o que chamei de “seletor de geladeira”.
Note que as atividades em uma Rede de Ação se voltarão atividades práticas.
- E nos dá a pista de como medir a eficiência de uma Rede de Ação, através de resultados que são entregues, pois uma rede de ação visa um resultado prático.
- Uma Rede de Relacionamento pode ser medida pelo Adensamento Afetivo criado entre as pessoas.
- E uma Rede de Conhecimento pela mudança de percepção provocada pelos membros da rede, a partir das suas atividades, através de um determinado tipo de Adensamento Cognitivo.
Muitas vezes confundimos as redes e queremos que elas apresentem resultados, que estão fora de seu propósito.
- Muitas vezes não vemos que para uma dada Rede funcionar, o seu suporte embaixo precisa ser trabalhado.
- Uma Rede de Ação pede um conhecimento compatível com ela e um Adensamento Afetivo e Cognitivo compatíveis.
Um Gestor de Redes Colaborativas terá a função de alterar e saber criar atividades para que estas atividades sejam harmônicas.
É isso, que dizes?
[…] Vimos aqui os três tipos de rede. […]
Sim, faz sentido, lebrando que esse gestor é rotativo de acordo não só com o objetivo da rede como das necessidades de cada momento.
[…] Disse aqui que temos tratá-lo como uma Rede de Relacionamento, cujo objetivo social é estreitar laços e criar uma coesão social. […]