Vimos aqui os três tipos de rede.
Uma rede humana, que agora migra muito para o digital, precisa de um propósito que a mantenha.
Um objetivo que tem que ser adequado ao modelo da rede e vice-versa.
- Uma rede de ação precisa entregar coisas;
- Uma rede de conhecimento precisa mudar ou reafirmar percepções, aumentando o Adensamento Cognitivo;
- Uma rede de relacionamento precisa aumentar o Adensamento Afetivo.
Quando temos pouca gente que pode se reunir presencialmente, podemos ter uma rede sem o digital, mas o digital ajuda a integrar quando as pessoas não estão presente.
Assim, não de dever perder o foco de cada rede e o motivo que faz com que as pessoas a tenham integrado.
Muitas vezes exite uma Latência de Rede, ou seja, há uma vontade de se agregar, há talvez até uma Rede Intangível que ainda não se organizou, mas que precisa se estruturar, seja no presencial, através de reuniões presenciais.
Seja a distância.
Cada Rede pede um tipo de modelo e Plataforma.
- Uma rede de ação pede que decisões sejam tomadas e isso exige um modelo de Hierarquia Líquida para que isso seja feito a contento.
- Uma rede de conhecimento precisa armazenar o que vai sendo conhecido para rápida recuperação, consolidando o Adensamento Cognitivo;
- E uma rede de relacionamento pede que atividades, quando possível, sejam feitas fora do digital para aumentar ainda mais esse Adensamento Afetivo.
O modelo ideal: que tudo ocorra de forma sinergética, com espaços bem demarcados e perfis distintos cuidando de cada um dos três ambientes:
- Na de ação, o melhor perfil de articulador da rede é o pragmático;
- Na de conhecimento, o melhor perfil de articulador é o do formulador;
- E na rede de relacionamento, é o articulador.
É preciso criar os três espaços e deixar que o movimento flua, com cada grupo trocando com os demais e vendo a cada momento que tipo de rede precisa de mais atenção e ajustes.
É isso, que dizes?
[…] Falei mais disso aqui. […]
Tá fazendo mais sentido.