Feed on
Posts
Comments

Há uma forte guinada no século XXI na produção e compartilhamento do conhecimento.

problemas-porque-problema-solucao_3315336

  • Uma sociedade regida por uma Contração Cognitiva tem  uma Baixa Taxa de Inovação e, por sua vez, a produção e compartilhamento do conhecimento tende a ser consolidador, baseado em assuntos, pois são mais controlados;
  • Uma sociedade regida por uma Expansão Cognitiva tem  um aumento da Taxa de Inovação e, por sua vez, a produção e compartilhamento do conhecimento tende a ser não consolidadora, baseado em problemas, que são mais descontrolados.

Num mundo fortemente controlado não adianta discutir problemas, pois não é só a produção do conhecimento que é controlada, mas a capacidade da sociedade em querer e absorver mudanças.

Assim, há uma relação entre o conhecimento e o compartilhamento que se espera, a partir da Taxa de Inovação necessária.

f2 (1)

  • Se a inovação é baixa, tenderemos ao ensino de assuntos.

  • E se a inovação é alta, tenderemos ao ensino de problemas.

Isso tanto no micro, quanto no macro.

É isso, que dizes?

One Response to “O ensino baseado em problemas: alguns desafios.”

  1. […] Já abordei aqui que em uma Expansão Cognitiva vamos partir para aulas cada vez mais participativas baseada em problemas. […]

Leave a Reply