Há uma forte guinada no século XXI na produção e compartilhamento do conhecimento.
- Uma sociedade regida por uma Contração Cognitiva tem uma Baixa Taxa de Inovação e, por sua vez, a produção e compartilhamento do conhecimento tende a ser consolidador, baseado em assuntos, pois são mais controlados;
- Uma sociedade regida por uma Expansão Cognitiva tem um aumento da Taxa de Inovação e, por sua vez, a produção e compartilhamento do conhecimento tende a ser não consolidadora, baseado em problemas, que são mais descontrolados.
Num mundo fortemente controlado não adianta discutir problemas, pois não é só a produção do conhecimento que é controlada, mas a capacidade da sociedade em querer e absorver mudanças.
Assim, há uma relação entre o conhecimento e o compartilhamento que se espera, a partir da Taxa de Inovação necessária.
-
Se a inovação é baixa, tenderemos ao ensino de assuntos.
-
E se a inovação é alta, tenderemos ao ensino de problemas.
Isso tanto no micro, quanto no macro.
É isso, que dizes?
[…] Já abordei aqui que em uma Expansão Cognitiva vamos partir para aulas cada vez mais participativas baseada em problemas. […]