Vivemos hoje uma Revolução Cognitiva diferente da:
- Evolução Cognitiva Reintermediadora do Papel Impresso ou a;
- Evolução Cognitivo Intermediadora dos Meios de Comunicação de massa.
Como distinguir?
- Uma Revolução cria um novo Tecno-código, que nos permite criar canais de Comunicação completamente novos e permitir uma mudança radical na Governança da Espécie;
- Uma Evolução atualiza um Tecno-código já existente, que nos permite criar canais de Comunicação novos, mas não nos permite uma mudança radical na Governança da Espécie, algo apenas incremental.
- A chegada do papel impresso criou novos canais, usando um Tecno-código já conhecido, o da escrita e permitiu uma evolução da Governança. Neste caso houve uma reintermediação, pois os canais, que tinha baixo custo, permitiram uma expansão de vozes.
- As mídias eletrônicas de massa criaram novos canais de comunicação, atualizaram os códigos orais e escritos. Neste caso houve uma intermediação, pois os canais, que tinha alto custo, permitiram uma concentração de vozes, servindo para consolidar a Governança da Espécie anterior.
Uma Revolução Cognitiva introduz um novo código, permite novos canais, cria uma Reintermediação das ideias, com mídias de baixo custo e permite o surgimento de uma nova Governança da Espécie.
Assim, podemos dizer que tivemos três Revoluções: Oral, Escrita e Digital.
E diversas evoluções:
Oral grunhidos, palavras, oral eletrônica.
Escrita cuniforme, no papiro, no papel, manuscrita, alfabética, impressa.
Há evoluções intermediadoras e reintermediadoras.
E revoluções sempre reintermediadoras.
É isso, que dizes?
[…] (Ver a diferença entre uma e outra aqui.) […]