Estou na estrada do empreendedorismo digital, desde 1995, com mais de 400 projetos nas costas.
Tive algumas fases na minha empresa:
- – a que fazia homepages;
- – a que fazia softwares web.
E agora estou na que:
- – faz teorias.
Vocês podem achar que enlouqueci, pois é preciso se perguntar se uma startup pode vender teorias!!!! E eu digo que tudo que é escasso no mercado pode e deve ser vendido, desde que você gere valor para quem compra, levando algo para alguém que precisa e não encontra.
Quando é algo tão novo, pode gerar um estranhamento e aí é o investimento no convencimento.
Muita gente acha que teoria não gera valor e eu vou repetir aquela frase gasta de tão usada do Kurt Lewin:
“Nada mais prático do que uma boa teoria”.
Quanto mais leio análises, propostas, discussões no mercado sobre como e o que é o mundo digital, mais chego a conclusão que minha startup vai bombar.
Vivemos em uma fase no mundo de fim de Contração Cognitiva, em que nossa capacidade de abstrair e pensar anda muito reduzida. Hoje, em um mundo mutante e sem nexo, é preciso ANTES DE TUDO entender o que está acontecendo. E eu digo para vocês que não é fácil.
Olho para a produção acadêmica e dá vontade de rir.
A academia vive em um mundo à parte, em um processo profundo de Narcisismo Organizacional (que atinge a todas as organizações) produzindo teorias para os teóricos pensarem teorias para outros teóricos.
É preciso uma revisão profunda na produção acadêmica e científica.
Hoje, há uma carência no mercado de boas teorias sobre o digital, que estejam comprometidas com problemas reais e que possam realizar um círculo importante: novo modelo mental, novas filosofias, novas teorias, novas metodologias, novos modelos de negócio.
Assim, exatamente quando comecei a minha empresa, que vive agora a sua terceira fase, há dificuldade de encontrar clientes, pois ninguém bate à minha porta querendo teorias para comprar.
Mas, aos poucos, a coisa vai andando e vamos começando a criar metodologias mais consistentes e ajudar os clientes a pensar melhor para agir melhor.
Quem busca um trabalho significativo tem essa difícil missão:
- – juntar algo que ele faz muito bem (no meu caso teorizar);
- – com clientes interessados em gerar valor a partir do que você faz muito bem;
- – sendo que este valor gera benefícios concretos para a sociedade.
Claro que a oferta e a demanda, em algo tão novo, demoram a se encontrar – mas quando se gera valor e aqui acredito ser o caso (se não não estava nesta aposta) – acredito que é uma questão apenas de persistência, divulgação e prospecção do mercado.
É isso, que dizes?