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Estou na estrada do empreendedorismo digital, desde 1995, com mais de 400 projetos nas costas.

estradas

Tive algumas fases na minha empresa:

  • – a que fazia homepages;
  • – a que fazia softwares web.

E agora estou na que:

  • – faz teorias.

Vocês podem achar que enlouqueci, pois é preciso se perguntar se uma startup pode vender teorias!!!! E eu digo que tudo que é escasso no mercado pode e deve ser vendido, desde que você gere valor para quem compra, levando algo para alguém que precisa e não encontra.

Quando é algo tão novo, pode gerar um estranhamento e aí é o investimento no convencimento.

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Muita gente acha que teoria não gera valor e eu vou repetir aquela frase gasta de tão usada do Kurt Lewin:

“Nada mais prático do que uma boa teoria”.

Quanto mais leio análises, propostas, discussões no mercado sobre como e o que é o mundo digital, mais chego a conclusão que minha startup vai bombar.

Vivemos em uma fase no mundo de fim de Contração Cognitiva, em que nossa capacidade de abstrair e pensar anda muito reduzida. Hoje, em um mundo mutante e sem nexo, é preciso ANTES DE TUDO entender o que está acontecendo. E eu digo para vocês que não é fácil.

Olho para a produção acadêmica e dá vontade de rir.

A academia vive em um mundo à parte, em um processo profundo de Narcisismo Organizacional (que atinge a todas as organizações)  produzindo teorias para os teóricos pensarem teorias para outros teóricos.

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É preciso uma revisão profunda na produção acadêmica e científica.

Hoje, há uma carência no mercado de boas teorias sobre o digital, que estejam comprometidas com problemas reais e que possam realizar um círculo importante: novo modelo mental, novas filosofias, novas teorias, novas metodologias, novos modelos de negócio.

Assim, exatamente quando comecei a minha empresa, que vive agora a sua terceira fase, há dificuldade de encontrar clientes, pois ninguém bate à minha porta querendo teorias para comprar.

Mas, aos poucos, a coisa vai andando e vamos começando a criar metodologias mais consistentes e ajudar os clientes a pensar melhor para agir melhor.

Quem busca um trabalho significativo tem essa difícil missão:

  • – juntar algo que ele faz muito bem (no meu caso teorizar);
  • – com clientes interessados em gerar valor a partir do que você faz muito bem;
  • – sendo que este valor gera benefícios concretos para a sociedade.

Claro que a oferta e a demanda, em algo tão novo, demoram a se encontrar – mas quando se gera valor  e aqui acredito ser o caso (se não não estava nesta aposta) – acredito que é uma questão apenas de persistência, divulgação e prospecção do mercado.

É isso, que dizes?

 

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