Feed on
Posts
Comments

Sombras Cognitivas – são fatos que ficam sem a possibilidade de registros, devido à limitação dos Tecno-códigos de plantão, que variam conforme o movimento do Pêndulo Cognitivo, que nos leva à Expansão ou Contração Cognitiva.

Há uma relação entre Complexidade Demográfica, Governanças da Espécie e Sombras Cognitivas, como vemos na figura abaixo:

sombra_cognitiva

Diria que:

  • Quanto mais gente, mais Sombra Cognitiva teremos, pois é mais difícil saber o que todo mundo faz, pois não só tem mais gente, mas aumenta-se a diversidade de mais gente fazendo coisas diferentes;
  • A Complexidade Demográfica é um fator de aumento da Sombra Cognitiva, que pressiona o Ambiente Produtivo e por sua vez o  Ambiente Cognitivo para que se resolvam as demandas sociais;
  • Quanto mais pessoas tivermos no planeta, mais precisamos saber sobre o que elas fazem para que possamos gerenciar suas demandas. Mas gente significa, mais complexidade;
  • Ou melhor, o aumento da complexidade força a necessidade de redução da Sombra Cognitiva, pois tal sombra dificulta a atuação das organizações, que não conseguem lidar com a diversidade cada vez maior para que consigam tomar decisões com mais qualidade.

Note no desenho acima estamos aumentando a complexidade demográfica, que pressiona as organizações a terem mais eficiência para lidar com novas demandas, nos obrigando a procurar ferramentas para gerenciar com mais precisão os fatos, que antes não eram passíveis de registro.

Para que isso seja feito, é preciso  conhecer melhor as ações da sociedade, através de ações que chamei de Meteorologia Social, que também chamam de Bigdata (ver mais sobre isso aqui.).

img_caverna_01

A chegada de escrita (primeiro manuscrita) há 10 mil anos foi o início de um processo de redução de Sombra Cognitiva, que se aperfeiçoou com o alfabeto, depois com a escrita impressa.

O problema é que a redução da sombra de uma dada época, aperfeiçoa a sobrevivência, aumenta o tempo de vida, permite que mais gente viva ao mesmo tempo, amplia a natalidade. Tais fatos encadeados nos levam para uma crise, pois aumenta-se a Sombra Cognitiva, que nos impele a inventar ferramentas para gerenciar a nova Complexidade Demográfica.

Quanto mais papéis, mais registros, mas condições de conhecer os fatos e reduzir “achismos”. O avanço das Tecnologias Cognitivas nos leva a essa redução da Sombra Cognitiva.

O que assistimo hoje, e isso é uma das características da Expansão, primeira etapa de uma Revolução Cognitiva, é o aumento radical dos registros, que antes não eram possíveis, via cliques e produção de conteúdo.

Petar

Isso é uma das bases de suporte da nova Governança Digital, que vêm resolver crises civilizacionais, que a Governança Oral-Escrita não era mais capaz.

O que chamamos hoje de aumento da taxa de transparência nada mais é do que a possibilidade de mais e mais conhecer o que se realmente faz e não o que se dizia.

Essa é a base do que estão chamando de BigData Digital (uma metodologia de ação diante da complexidade): começar a coletar mais dados e colocar algoritmos cada vez mais sofisticados para lidar com eles, a partir de uma visibilidade que antes não havia.

problema

O Google é a empresa mais valiosa do planeta, pois percebeu isso e saiu na frente, seguida por todas as organizações nativas que usam algoritmos, principalmente os Algoritmos de Colaboração de Massa.

É isso, que dizes?

3 Responses to “As sombras cognitivas”

  1. […] Sombras Cognitivas – fatos sem possibilidade de registros, devido à limitação dos Tecno-códigos de plantão (ver mais aqui.); […]

  2. […] Como disse aqui, uma Revolução Cognitiva traz para a sociedade uma redução da taxa de Sombra Cognitiva, a partir de novos Tecno-códigos, que passam a registrar o que antes era impossível. […]

  3. Daquino disse:

    É uma linha de raciocínio com respeitável teor de verdade e que verficados os seus elementos de fundamentação e critérios remete-me, mas de fato como qualquer outro modelo de raciocínio promove, à observação dos opostos e que neste em específico corroboram para o nexo do seu pensamento…

    Continuemos pois…

Leave a Reply