Nosso cérebros não funcionam no vazio.
Vivemos encaixotados de diversas formas.
A questão cultural é a mais visível, mas acredito que teremos que trabalhar com um novo conceito para entender a nossa Tecno-espécie: a questão do modelo mental.
O Modelo Mental é algo que a neuro-ciência vai ter que se dedicar cada vez mais, pois acredito que uma Plástica Cerebral Hegemônica, que é modelada pelos Tecno-códigos que temos disponíveis.
Nosso cérebro, antes de filosofar, teorizar ou metodologizar e agir precisa estar modelado pelos Tecno-códigos que temos disponíveis.
O Modelo Mental é da ordem do inconsciente, um movimento autônomo que o cérebro faz para se ajustar aos Tecno-códigos, que são mutantes.
Podemos dizer que o atual Modelo Mental Oral-Escrito moldou a nossa cabeça nos últimos 10 mil anos, desde o surgimento da escrita, com uma explosão de uso, em 1450, a partir do papel impresso.
Ou seja, o mundo vivia um Modelo Mental Oral- Manuscrito, mas muito mais Oral e só começou a utilizar, de fato, o novo Tecno-código, há 500 anos.
A chegada dos novos Tecno-códigos Digitais nos leva a Mutação da Espécie, através de uma mudança autônoma dos nossos cérebros compatíveis, criando um novo Modelo Mental.
Diferente do que achávamos, é essa mudança do Modelo Mental Inconsciente que vem primeiro, depois os filósofos, teóricos, metodológicos começam a tentar adaptar esse novo Modelo para a sociedade.
Podemos dizer, assim, que as atuais organizações operam no Modelo Mental Oral-Escrito, que moldou de forma hegemônica nosso cérebro e depois as organizações que vivemos.
E que hoje estamos na etapa de difusão rápida e massiva de um novo Modelo Mental Digital, que já está moldando o cérebro das novas gerações, que olharão para a sociedade e procurarão adaptar o mundo à essa mutação, que vem ocorrendo gradativamente nos nossos cérebros.
Para os mais resistentes, diria que há uma tendência para o modelamento do cérebro nessa direção, mas que há ações que podem ser feitas para acelerar ou atrasar esse modelamento.
O modelamento provoca uma tendência a determinadas formas de pensar e sentir, que passam a ser mais “naturais”.
Na transição entre um Modelo Mental e outro, entre duas Governanças, o modelo mental antigo só consegue migrar, através de uma ação proposital. A nova geração já tende a ter o novo modelo de forma mais “natural”.
É isso, que dizes?
[…] Modelo Mental – a forma que o cérebro se adapta, de forma autônoma, ao Tecno-código disponível (ver mais aqui.) […]