Não existe um bloco monolítico no mundo.
Nem tudo vai em direção à diversidade e nem tudo vai apenas em direção à pasteurização.
Em cada época, existem movimentos nas duas direções.
É verdade, que, a pasteurização é mais incentivada, pois é mais barata, como disse aqui. E será mais em mais, conforme aumenta o tamanho da população e se reduzem os canais de comunicação e vice-versa.
Quem procura um trabalho significativo vai ter que procurar as brechas significativas no mundo, a partir do contexto histórico.
Aqueles trabalhos que apontam para mudanças reais e ampliam a diversidade do mundo.
Obviamente, que a tendência majoritária, dependendo da época, é rumo à pasteurização e aí é possível trabalhar em alguns contextos, ao longo do tempo:
- – tenho um trabalho que incentiva a pasteurização qualquer e procuro significado fora dele;
- – tenho um trabalho que incentiva a diversidade e procuro significado dentro dele.
E aí temos que trabalhar com dois mundos distintos:
- – o plano A – que é o da sobrevivência, que é difícil até ter, mas que, quando conquistado, serve como base para o Plano B;
- – o plano B – que é o de viver com significado, que pode remunerar, ou não, dependendo do contexto social.
Por isso, é importante ter uma visão geral das mega-tendências para ver aquelas que vão gerar valor para a sociedade, que esta tem condições de absorver no curto, médio ou até mesmo longo prazo.
E você se engajar nesse movimento, seja como Plano A ou B.
Procurar um trabalho significativo como Plano A implica necessariamente em uma folga de recursos, dinheiro na poupança, por isso é tão importante trocar o consumismo pela estratégia significativa.
Em não tendo recursos, que é o caso da maioria, é trabalhar com os dois planos em paralelo, criando projetos-pilotos do plano B, sem remuneração para:
- – consolidar se aquele é mesmo o seu Dharma, em como se sente fazendo aquilo que você acha que é o seu forte;
- – e aprendendo sem maiores compromissos aquilo que pode vir a ser o seu Plano A amanhã.
O piloto do Plano B deve passar por uma prova dos nove, que é procurar uma versão 1.0 do Dharma para análise e evolução, que é o que tenho tentado fazer no meu curso pelo Skype: Criando estratégia para realizar um trabalho mais significativo.
É isso, que dizes?