Estamos vivendo no macro-cenário a passagem de um modelo mental da Governança Oral-Escrita para a Digital.
O filósofo que deu partida nisso foi Edgar Morin, o que faz parte das etapas da implantação da nova Governança da Espécie.
Se inicia com os novos Tecno-códigos e depois precisamos de um novo modelo mental para lidar com um nível de complexidade ainda maior do que antes.
Não acho que estamos agora vivendo a complexidade, mas uma taxa maior de complexidade, pois as ideias se descontrolaram, isso nos leva para um surto de inovação e isso exige um novo modelo mental mais sofisticado do que o anterior.
- Ou seja, há mudanças que ocorrem independente de nós no cérebro, alterando a plástica cerebral.
- E há a necessidade consciente de criar um novo modelo mental que seja compatível com essa nova plástica.
O que já está acontecendo é que começam a surgir mais e mais propostas para esse novo modelo com nomes diferentes, acredito que o Design Thinking e o Holonimic Thinking caminhem nessa direção.
- O que gosto deles é que podemos tirar ideias de prática para ajudar na passagem do modelo mental das pessoas da organização para o novo modelo.
- O que não gosto delas é a desconexão com ideias da filosofia, que vieram antes e não são citadas e a não compreensão do momento histórico. Ou seja, essa demanda surge por algum motivo. Ficam assim muitas vezes confundidas com modismos e não tendências inevitáveis.
É isso, que dizes?