Não existe um curso que eu participe, que eu não crie um espaço a distância.
Uma aula participativa é algo que mexe muito com a cabeça de todo mundo.
E é preciso criar um espaço de conversa ao longo dos intervalos entre os encontros para que as reflexões possam ir sendo compartilhadas.
Além disso, tem todo o material das aulas, eu gravo todas, que precisa ser repassada para os alunos.
Assim, é preciso prever esse espaço.
Alguns alunos demanda mais ou menos nesse espaço, pois tem gente que se envolve mais, é mais crítico ou mais abalado pelo que é dito e precisa de mais atenção.
Isso ocorre naturalmente e em alguns casos, quando se percebe que o grupo tem algum tipo de problema, o articulador pode usar este espaço para conversas em paralelo, estreitando os laços com todos ou com cada um, conforme demanda.
É fundamental pensar o ensino hoje como uma relação permanente dentro e fora da sala de aula e muitas vezes antes e depois do curso.
É isso,
que dizes?
[…] sugestão é aproveitar a parte “a distância” do curso (ver mais sobre isso aqui) para abrir um espaço de discussão com os mais críticos, estimulando um debate produtivo fora do […]