O ser humano é a única Tecno-Espécie do planeta, pois desenvolveu e está em constato processo de aperfeiçoamento de Tecno-códigos para exercer e aprimorar a sua Governança.
Assim, todas as espécies vivas sociais criam um dado modelo de Governança: como tomam decisões para sobreviver e reproduzir.
As únicas que não têm uma Governança Coletiva, mas individual são as espécies que vivem com um único membro que se auto-governa.
A governança de qualquer espécie definirá e será definida pela quantidade de membros. Quanto mais membros, tirando exceções, mais sofisticada terá que ser a Governança e vice-versa.
A Governança serve para proteger os membros das intempéries e garantir a sua sobrevivência e reprodução.
Todas as espécies evoluem gradualmente o seu modelo de governança baseada nos instintos e nas adaptações que sofrem do meio, o que as impede de crescer indefinidamente, pois isso as levará a uma crise da Governança e problemas de sobrevivência.
O ser humano é a única Tecno-Espécie do planeta, pois desenvolveu Tecno-códigos para exercer e aprimorar a sua Governança ao longo do tempo. O que nos outros pode ocorrem por instinto ao longo de séculos, nós podemos alterar em décadas e talvez, no futuro, anos.
Assim, a nossa Governança, além da variante demográfica, sofrerá impacto quando tivermos melhorias nos novos Tecno-códigos para aprimorar nossa Governança.
A Governança se estabelece, através da criação de Tecno-organizações, que são criadas a partir dos Tecno-códigos existentes.
Os Tecnos-códigos definem os limites e o potencial das Tecno-organizações, modelando todo o modelo econômico e político que será criado para a regulação e o funcionamento das mesmas.
Obviamente, que a partir da chegada de novos códigos, abre-se a temporada de caça dos melhores modelos políticos e econômicos que temos a partir deles, mas nunca o contrário (ver mais aqui.). Assim, a nossa Tecno-sociedade será modelada pelos Tecno-códigos vigentes, a partir da nossa capacidade de potencializá-los e/ou controlá-los, no movimento de tensão constante da relação organizações-sociedade, sociedade-organizações.
A nossa governança, assim, se estrutura a partir:
- – do modelo de propriedade das Tecno-organizações – quem e como se pode fechá-la, vendê-la, abri-la?
- – do modelo de escolha e substituição de seus gestores das Tecno-organizações – quem e como será escolhido para tomar as decisões do dia-dia?
- – do modelo de seleção de quadros das Tecno-organizações – quem e como será selecionado, promovido, valorizado no dia-dia?
- – do modelo vigente de comunicação da Tecno-organização com a sociedade – qual a capacidade de diálogo e de interferência da sociedade nas tomadas de decisão das Tecno-organizações?
- – do modelo de aprovação dos produtos, serviços a serem oferecidos para a sociedade – quem, como são definidos e aprovados.
É isso, que dizes?
[…] Como vimos aqui, as Tecno-organizações da sociedade são moldadas pelos Tecno-códigos vigentes, que modelo as modelam dentro de um modelo hegemônico que chamei de Governança da Espécie. […]