Faz algum tempo que cheguei no conceito do Pêndulo Cognitivo.
Diria que a história é formada de ciclos em que temos velhas e novas Tecnologias Cognitivas, que trazem mudanças incrementais ou radicais na Governança da Espécie:
- As velhas Tecnologias Cognitivas – se caracterizam pelo longo aprendizado que as organizações fazem delas e criam um movimento do Pêndulo de Contração Cognitiva e reforço da Taxa de Controle das Organizações sobre a sociedade, em um movimento de conservação;
- As novas Tecnologias Cognitivas – se caracterizam pelo estranhamento que as organizações fazem delas e criam um movimento do Pêndulo de Expansão Cognitiva e aumento da Taxa de Controle da Sociedade sobre as Organizações, em um movimento de mudança.
Diria, assim, que temos em termos de Forças Relevante de Mudança da Espécie a seguinte escala, pela ordem:
- – grandes cataclismas;
- – aumentos demográficos;
- – novas Tecnologias Cognitivas;
- – novos sistemas políticos e econômicos;
- – novas tecnologias Não-Cognitivas.
E aí teríamos movimentos conjunturais da Governança da Espécie e outros Estruturais, ou incrementais e disruptivos:
- Movimento de mudança incremental da Governança – Quando a nova Tecnologia Cognitiva aprimora o Tecno-código existente, mas não traz um Tecno-código novo temos um movimento incremental de mudança da Governança. O melhor exemplo é a chegada do papel impresso, em 1450, que tanto colaborou para melhorar a Governança, mas não deixamos de usar os Tecno-códigos da oralidade e a escrita, apenas os aperfeiçoamos, como mais adiante com o Rádio e a Televisão;
- Movimento de mudança radical da Governança – Quando a nova Tecnologia Cognitiva cria um novo Tecno-código temos um movimento radical de mudança da Governança. O melhor exemplo é a chegada da linguagem (código:palavra falada), da escrita (código:palavra escrita) e agora a digitalidade (código:algoritmos) , que cria um novo modelo de Governança, sofisticando os códigos anteriores, mas trazendo algo novo que possibilita decidir mais rápido, com mais gente participando, a baixo custo.
Podemos dizer mais:
- Quando chegamos ao fim de um movimento do Pêndulo de Contração Cognitiva a sociedade viverá momentos fortemente conservadores, com organizações voltadas para si, focadas em se auto-afirmar, bem como as autoridades de plantão, com pouco espaço para co-criação de bens, serviços e produtos fora de seus muros com maior diálogo com a sociedade.
- Quando chegamos ao início de um movimento do Pêndulo de Expansão Cognitiva, através de uma Revolta ou Revolução Cognitiva a sociedade viverá momentos fortemente inovadores, com organizações sendo questionadas de fora para dentro bem como as suas autoridades de plantão, com aumento radical de espaço com a co-criação de bens, serviços e produtos fora de seus muros.
É isso, que dizes?
[…] dos melhores modelos políticos e econômicos que temos a partir deles, mas nunca o contrário (ver mais aqui.). Assim, a nossa Tecno-sociedade será modelada pelos Tecno-códigos vigentes, a partir da nossa […]