Como temos estudado, a história pode ser reescrita, a partir das pesquisas da Antropologia Tecno-Cognitiva, veja melhor o quadro aqui.
Nela percebemos, dois movimentos contínuos:
- – de micro-ciclos – do Pêndulo Cognitivo Incremental , que sobem e descem, conforme a Taxa de Controle Cognitivo, ou seja, da capacidade das organizações de plantão dominarem estas tecnologias, reduzindo a A taxa de Circulação das Ideias da sociedade;
- – de macro-ciclos – do Pêndulo Cognitivo Radical nas raríssimas mudanças disruptivas da Governança da Espécie, quando uma dada Tecnologia Cognitiva Radical é capaz de criar um novo Código de Tomada de Decisões.
Atualmente, vivemos um momento em que estamos vivendo dois movimentos: o aumento radical da circulação de ideias e a mudança radical da Governança da Espécie.
Ambos fazem parte da fase de Expansão Cognitiva, mas a mudança da Governança da Espécie é muito mais poderosa e radical do que a circulação das ideias.
Isso é possível por algo que temos que separar:
- Os Códigos de Tomada de Decisões – que permitem que a Governança da Espécie possa ser feita de uma nova maneira mais barata e com mais qualidade;
- A potencialização do uso dos Códigos de Relacionamento – que aumentam a Taxa de Circulação Horizontal de Ideias.
Isso confunde muito a estratégia a ser tomada, pois são duas coisas distintas, que parecem a mesma.
Os novos Códigos de Relacionamento são aqueles que ampliam a possibilidade da troca de Circulação Horizontal de Ideias, através de novos Canais Horizontais que foram abertos.
Assim, podemos falar com mais e mais gente, usando a voz e a palavra escrita pela Internet, via Skype, via chats, via email, via mensagens de texto.
Mas note que essa abertura para que usemos estes canais são feitas usando os códigos passados agora com novas canais.
Quando queremos, entretanto, tomar decisões há impasses claros do uso da palavra oral e escrita, que tem uma limitação para que muita gente possa decidir.
Por isso, tanto a palavra oral e a escrita exigiram de nós a criação de representantes para que pudessem dizer por nós o que era inviável que fosse possível, através da oralidade e da escrita.
Era um impasse tecnológico da Governança tanto Oral quanto Escrita.
O aumento da Taxa de Circulação Horizontal de Ideias permite que haja um aumento radical da troca entre as pessoas, que antes era inviável e dá a falsa impressão que conseguiremos agora decidir de uma nova maneira usando as ferramentas da palavra falada e escrita.
Porém, aí temos um impasse, pois ao mesmo tempo que aumentamos a Taxa da Circulação Horizontal de Ideias, começamos a ver os limitemos claros da inviabilidade de decidir por estes meios.
Ou seja, aumentamos a troca, mas elas servem para criar uma latência, mas não para sair da mesma.
Aí surge o novo elemento que são os novos Códigos de Tomada de Decisão baseados em Algoritmos, que permitem que mais gente possa participar da decisão sem o respectivo impasse de tempo e custo.