A base da Tecno-Filosofia Cognitiva é que somos uma Tecno-Espécie, na qual a tecnologia não é acessório, mas formadora da espécie.
Assim, criamos códigos de troca, de relacionamento e de tomada de decisões que mudam no tempo e nos tornam capazes de lidar com o aumento da Complexidade Demográfica.
Quanto mais formos, mais complexos terão que ser o nosso Ambiente Cognitivos e, por sua vez, os Tecno-códigos de Troca, Relacionamento e Tomada de Decisões.
Assim, nossos relacionamentos não são naturais, pois são Tecno-relacionamentos intermediados por códigos que vão sendo aperfeiçoados, conforme vamos ficando mais complexos em termos demográficos.
Vivemos três momentos:
- – Os Códigos de Troca, Relacionamento e de Tomada de Decisões Orais – que criaram a linguagem e definiram a Governança da Espécie Oral, baseada na palavra oral;
- – Os Códigos de Troca, Relacionamento e de Tomada de Decisões Escritos – que criaram a escrita e definiram a Governança da Espécie Escrita, baseado na palavra escrita;
- – Os Códigos de Troca, Relacionamento e de Tomada de Decisões Digitais – que criaram os algoritmos e definiram a Governança da Espécie Digital, baseado nos algoritmos.
Note que eles não são eliminadores do anterior, mas potencializadores do anterior, através da sofisticação, a partir de novas possibilidades.
Eles estabelecem modelos de relacionamento entre as pessoas e são a base que criamos para desenvolver as nossas Governanças da Espécie, tanto do passado quanto a do futuro.
Quanto mais gente tivermos no planeta, mais estes Códigos de Relacionamento terão que ser sofisticados para que possamos tomar decisões e nos relacionar, de tal forma, que consigamos superar as crises sociais, políticas e econômicas que a Complexidade Demográfica nos traz.
Assim, a Governança da Espécie é baseada nos Códigos de Troca, Relacionamento e de Tomada de Decisões, que são criados pelas Tecnologias Cognitivas disponíveis.
Tudo isso fora um macro Ambiente Cognitivo que nos regula e define a nossa espécie.
É isso, que dizes?
[…] Códigos de Relacionamento – ferramentas tecnológicas, que permitem uma melhoria de relacionamento entre a espécie, a destacar a nível macro (oral, escrita e digital) e a nível micro (escrita cuneiforme, alfabética, manuscrita, impressa, algoritmos.) (ver mais aqui) […]