Feed on
Posts
Comments

Empreender é fazer algo novo. Empreender digitalmente é querer fazer algo muito mais novo. Porém, todo o empreendedor digital vai esbarrar em um forte dilema.

problemy2

A mudança que eu quero para o mundo, ou vejo para ele, me permitirá sobreviver do meu negócio?

Note que empreender digitalmente é crackear a sociedade.

  • É fazer algo que o dito mercado formal não quer e vai rejeitar.
  • E muitas vezes o consumidor não está preparado.

Diria que um empreendimento digital trabalha em uma balança entre:

  • – a capacidade de aceitação da nova ideia;
  • – a capacidade do empreendedor de defendê-la ao longo do tempo e ter reservas para sustentá-la;
  • – achar as brechas de quem está mais apto a comprá-la.

Já disse aqui e vou repetir.

empreender

Quanto mais inovadora for a sua ideia e mais disruptiva, que vai pegar a sociedade de susto, mais tempo você terá que ter para ver os resultados.

E isso vai exigir que se gaste o menos possível com o que não é necessário para defender o seu conceito, para se ter mais tempo, para que o seu trabalho de convencimento possa ganhar adeptos.

O problema é que nesse caminho há a relação com o mercado, que quer encapsular a sua ideia dentro de um contexto vigente.

O-desafio-de-empreender

E aí é preciso sabedoria.

O que você fará de modificação na ideia sem descaracterizá-la e torná-la palatável, sustentável, sem abrir mão do conceito.

Note bem que falei sabedoria e é justamente essa sabedoria que não admite regras.

Diria, entretanto, que quanto mais você tiver custos fixos artificiais, mais a sua ideia tende a perder o conceito antes de que você possa testá-lo.

Por isso, quanto mais radical e inusitada for a sua proposta, menos você tem que gastar desnecessariamente, pois a defesa do seu conceito, está justamente em conseguir dizer não para tudo que vai tentar descontextualizá-la.

Note que não estou falando de teimosia, mas de aposta em um dado conceito que gera valor para a sociedade.

Se não gera valor para a sociedade, há, aí, um problema de conceito e não de tempo ou de brechas de mercado.

Saber quando isso acontece é algo que faz parte dessa sabedoria empreendedora.

Falei mais sobre isso aqui.

Que dizes?

 

Leave a Reply