O grande problema para um microempreeendedor, especialmente na área digital é saber qual é o negócio.
O que é preciso:
Gerar valor para alguma organização, o cliente que vai te contratar.
Ele tem um problema que precisa de uma solução.
Há apenas dois tipos de problema de uma organização, grosso modo:
- – ou ela está gastando mais do que deveria em um determinado processo;
- – ou está ganhando menos do que deveria, idem.
O resto é o resto.
O que é preciso é alinhar o seu produto nestes dois cenários e tentar mostrar os resultados que o seu negócio gera para o negócio dele. Isso tem que ficar claro como água.
Se você conseguir ajudá-la em uma destas duas questões já tens um bom caminho andado para começar.
Note que nem sempre o cliente está aberto para novidades.
Porém, se você focar nestes dois itens acima e concentrar os seus serviços em um ou em ambos, dificilmente alguém vai deixar de, pelo menos, te escutar.
É preciso, então, conhecer bem o problema do cliente e como ele pode resolver o seu balanço, gastando menos ou ganhando mais.
Se o resultado é secundário, ou vai levar um tempo, não importa, mas isso tem que ser colocado de uma forma clara.
Toda a divulgação deve se concentrar nestes pontos e mostrar o quanto ele vai te pagar e o quanto ele vai “ganhar” em cima do teu serviço.
Ninguém contrata ninguém sem imaginar que vai ganhar alguma coisa.
Assim, teu negócio é melhorar a vida do teu cliente e quanto mais você gerar valor, mais trabalho vais ter e mais SEGURANÇA vai ter o seu negócio e vice-versa.
Que dizes?