Feed on
Posts
Comments

 Hoje eu posso trocar com pessoas que não conheço, pois há plataformas que me permitem confiar nelas, pois agora eu as conheço melhor em função dos rastros digitais deixados, a base de sucesso dos novos negócios.

confiança

O ser humano não resolve seus problemas sozinho.

A troca é fundamental para sua existência. Por isso, somos uma espécie fortemente social.

(Não é à toda que toda a dificuldade de interação gera algum tipo de problema objetivo ou subjetivo.)

A troca, entretanto, exige confiança.

E a confiança é baseada na informação que tenho do outro para poder confiar. Quanto mais informação eu tenho, mais eu confio, principalmente se posso comparar o que a pessoa faz com o que ela diz que faz.

Ou seja, temos um elo evidente entre confiança, troca e informação, que vou chamar de trinômio cognitivo.

Quando temos limitação da quantidade de informação sobre os outros, desconfiamos e não trocamos, ou trocamos pouco ou só trocamos naqueles que confiamos, mesmo que a confiança seja falsa, ou seja, a pessoa não faz aquilo que promete fazer.

Compreender o século XXI passa justamente por compreender como as tecnologias cognitivas, responsáveis pela informação que circula, alteram este trinômio cognitivo: confiança, troca e informação.

Temos diante de nós um novo ambiente informacional-comunicativo, que, pela primeira vez, permite em grande escala, que desconhecidos avaliem desconhecidos, quebrando com as barreiras informativas anteriores. Este é o DNA principal de tudo que está para mudar daqui para frente.

confia1

Ou seja, hoje eu posso trocar, estabelecer relações objetivas, com pessoas que não conheço, pois há plataformas que me permitem confiar nelas, pois em função dos rastros digitais deixados, a base de sucesso dos novos negócios.

Não há negócios novos sem que haja essa novo ambiente cognitivo da confiança digital.

Todas as expansões cognitivas no passado da humanidade: oral, escrita, escrita impressa e agora a digital tiveram como o DNA da mudança a alteração na troca entre as pessoas, pois criaram um novo patamar informativo, que nos levou a um novo ambiente de credibilidade mútua, mais sofisticado, que permitiu transações com desconhecidos.

O caso clássico é a chegada da escrita e a oficialização de contratos que ambos os lados concordavam com os termos, o que na oralidade não era possível.

Assim, quando eu pego um táxi no Taxibeat, tanto motorista quanto passageiro têm informações prévias sobre os atores da corrida, pois estão regidos pelo novo ambiente informativo, que permite ter uma nova forma de confiança.

A confiança, portanto, é a base em que se estabelece o ambiente de governança das sociedade, que molda as organizações e é alterado, conforme o ambiente cognitivo se altera, permitindo expandir as trocas com desconhecidos.

Tal possibilidade elimina antigos intermediadores, abrindo as transações laterais.

confianca1

A Internet, a segunda etapa da fase digital, com os aplicativos e novas plataformas digitais, com o critérios de rastros digitais (estrelas, curtir, comentários, etc), modifica esse trinômio e, por sua vez, o modelo de governança, numa guinada civilizacional e uma expansão da espécie.

Temos uma nova forma de confiar nos outros, que nos permite novos modelos de trocas, quebrando as barreiras anteriores. Isso faz com que fiquemos mais solidários, criando uma primavera de trocas e um novo modelo de governança.

Por aí, que dizes?

4 Responses to “O trinômio cognitivo: confiança, troca e informação”

  1. […] governança faz parte do trinômio cognitivo: confiança, informação e troca, que vou detalhar no outro […]

  2. ANA CLARA disse:

    OLA, MEU NOME É ANA CLARA TENHO 24 ANOS E ESTOU A PROCURA DE UM NAMO. EU SOU UMA PESSOA SINCERA, AMAVEL, E TENHO DOIS FILHOS.
    ESTOU A PROCURA DA MINHA ALMA GEMEA.
    NÃO SOU PESSOA QUE PROCURA UMA PESSOA QUE AGE COMO UMA PESSOA QUE PENSA QUE PENSA QUE É UMA PESSOA MAS NA VERDADE NÃO É UMA PESSOA QUE PENSA QUE É AQUELA PESSOA.
    ENTÃO, ESTOU A PROCURA DE UM NAMO.
    04074070 DISQUE SIM.

  3. A PESSOA disse:

    Infelizmente voce não é aquela pessoa que toda pessoa gostaria de ter como pessoa

Leave a Reply