Feed on
Posts
Comments

Comecei de baixo, mas a filosofia me achou. Ou melhor, eu achei a filosofia. Note que a filosofia, já disse isso aqui, é o último armário do saber humano.

0

Fica lá no fundo da casa e está lá para ser usado nas grandes crises.

Filósofo é aquele que resolve estudar assuntos que não interessam a ninguém do seu tempo. Que abre mão da fama, riqueza, de resultados mais imediatos para se dedicar ao estudo, com a menor taxa de interesse possível, para que possa trabalhar de forma “limpa” diante de um determinado problema.

Disseca-se os temas para que seja útil no tempo.

Um filósofo é aquele que quer bater um recorde no tempo.

Talvez, jogue todo o seu medo da morte em apostar que será lembrado séculos depois.

É um tipo de relação com o medo da morte mais eficaz.

A filosofia é, assim, o topo de todas as montanhas do saber, pois é feita de:

  • –  pessoas com grande capacidade de abstração, que trabalham apenas em macro-conceitos;
  • – que abrem mão de fama, riqueza para se dedicar a um tema para a posteridade, o que nos dá uma espécie de “água mais limpa” do pensamento humano.

Filosofia (amor à verdade) é o diamante das ciências, que nos ajuda a cortar qualquer vidro teórico.

(Ver mais sobre a relação de filosofia, teoria e metodologia aqui no triângulo do conhecimento.)

515ac7a2604d7swarovski-swarovski-crystal

Bom, quando nos aprofundamos em qualquer tema, na linha de Aristóteles, precisamos ir nas causas, “conhecer é conhecer as causas”, disse ele.

E note que ao analisar um determinado tema, seja ele qual for, sempre vamos esbarrar no ser humano. E quando fazemos isso entramos na velha discussão filosófica, do “Quem somos?” e o que, de fato, podemos ou não podemos fazer, tal como a noção de realidade:

Mesmo nas ciências naturais e exatas? Sim, pois a realidade é sempre a realidade que nós conseguimos ver, pois há uma realidade não observável pelos humanos que sempre estará lá e não conseguimos ver.

Se há fantasmas, por exemplo, digamos que há, um cachorro pode vê-lo e nós não, a não ser que inventemos máquinas de observação de fantasmas e, para isso, precisamos de mentes brilhantes e tecnologias, o que leva tempo.

Quando Marcelo Gleiser, no seu livro, Criação Imperfeita (ver o resumo que fiz aqui), questiona a teoria das cordas, da física, que seria a teoria final da humanidade, ele argumenta, usando a filosofia/epistemologia, de que a ciência é sempre uma ciência humana e sempre terá limites humanos de ver a realidade.

marcelo

Já não discuto mais em sala de aula a questão se a realidade existe, ou não, se é algo palpável, ou não, pois isso é uma falso-problema que não nos leva a lugar nenhum. Facilmente, entretanto, todos concordam, com poucos argumentos que o ser humano não conseguirá nunca chegar a tal realidade, exista ela, ou não, o que nos resolve o problema.

A realidade existe ou não existe, pouco importa, nós não conseguiremos chegar nela, nunca, pois sempre teremos uma ciência histórica, limitada na nossa capacidade de observação.

Assim, qualquer estudo humano nos leva à filosofia, quando o aprofundamos.

Se não leva, é por que o problema foi resolvido dentro dos paradigmas que temos hoje e a crise que ele vem ajudar a resolver é de baixa intensidade, ou talvez, você não tenha ido ainda mais fundo nele.

A filosofia está aí para qualquer um usar, como um desodorante.

Quem imagina que é preciso ser filósofo para fazer uso dela, tenha certeza, não o é.

Por aí, que dizes?

 Neste outro post, faço a relação de como o estudo das mudanças cognitivas me levou para as redes filosóficas.

E neste falo do triângulo do conhecimento.

Versão 1.1 – 31/10/2013 – Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação.

6 Responses to “Todo o caminho do saber leva à filosofia”

  1. Paulo Mello disse:

    Acho que o que me afastava da filosofia era um certo complexo de inferioridade, mas acho que deixei ele na orelha de algum livro…

  2. Carlos Nepomuceno disse:

    Neste outro post coloquei:

    A filosofia está aí para qualquer um usar, como um desodorante.
    Quem imagina que é preciso ser filósofo para fazer uso dela, tenha certeza, não o é.
    – See more at: http://nepo.com.br/2013/10/31/todos-o-caminho-do-saber-nos-leva-a-filosofia/#sthash.ihoeHblT.dpuf

  3. Teresa Mafra disse:

    Filosofar abre a mente para todos os tipos de diálogos, em todos os seus movimentos: De cima para baixo e vice-versa, de um lado para outro,de dentro para fora e vice-versa, em círculos,etc, etc..
    A filosofia pode adquirir todas as formas físicas e psíquicas, porque é embuída do sentir humano que é inquietante, subjetivo e se alimenta das “experiências do pensamento”. Adorei o texto.

Leave a Reply