Versão 1.0 – 01/10/2013
O problema principal do meu cliente era o seguinte.
Há um grupo de pesquisadores que se reúnem periodicamente e seria bom que mantivesse um contato mais permanente quando estão separados. Ou mesmo de pessoas que nunca se viram, ou têm pouco contato. Trata-se de uma rede social cujo objetivo, então, é estimular a troca a distância entre as pessoas para que possam aumentar o grau de relacionamento e propor ações em comum.
Tais agentes da rede social em questão produzem naturalmente:
- – Registros – geralmente artigos;
- – Currículo – atualizam seus currículos (plataforma Lattes);
Tais agentes poderiam produzir, a partir da rede digital:
- Ações incentivadas pelo grupo incentivador da rede – dar entrevistas sobre temas específicos;
- Ações voluntárias independentes do grupo incentivador da rede – Trocar informações sobre determinados temas.
Assim, o que é preciso na criação da rede social aqui proposta aproximar as pessoas para que possam:
- – Estar com mais facilidade com acesso às pessoas do mesmo campo de atuação;
- – Receber um material produzido, a partir das ações provocadas pela rede;
- – Conseguirem espaços digitais para que possam trocar informações o que antes não era possível.
Tais ações implicam em ações coordenadas dos agentes incentivadores da rede para que ocorram de tal forma a criar esse elo cada vez mais intenso entre esse grupo.