Versão 1.1 – 26/09/2013
Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação.
Podemos listar, então, que a chegada de uma Revolução Cognitiva inicia um processo de Reforma de uma Governança da Espécie Humana para uma mais nova, dinâmica e atual que seja capaz de lidar com a nova complexidade demográfica.
O processo se estabelece por fases:
- – latência por uma nova governança – crise variadas, que não tem solução visível, incluindo uma demanda por meios de comunicação mais descentralizados;
- – surgimento de uma nova tecnologia cognitiva que se massifica rapidamente;
- – criação de novos canais cognitivos, com novos indivíduos e organizações;
- – surgimento de novos rastros meritocráticos (conhecimento dos mesmos e uso) para validar os novos canais cognitivos;
- – aumento do fluxo de novas ideias, criando um movimento de questionamento, iniciando o processo de se refazer o tecno-aparato de produção de verdades do velho modelo sem a perspectiva de novas alternativas;
- – início do processo filosófico-teórico-metodológico-capacitador de uma nova governança (as manifestações de junho de 2013 no Brasil foram nessa direção).
Tais sequências de atos/ações podemos chamar de maneira geral de Reforma da Governança.
Não há prognóstico de tempo, pois são muitos dados cruzados, mas pode-se afirmar que o processo já se iniciou, baseado em fenômenos similares no passado, a saber:
- Revolução Cognitiva da escrita manuscrita (monoteísmo);
- Revolução Cognitiva do alfabeto grego (democracia e filosofia);
- Reforma do papel impresso na Europa (capitalismo e república).
Podemos supor, também baseado em indícios do passado, que passaremos por revisões filosóficas, teóricas e metodológicas.
[…] A reforma da governança […]
[…] A reforma da governança […]
[…] uma melhoria da qualidade das ideias circulantes e decisões tomadas, abre-se o espaço para a Reforma da Governança da Espécie, um movimento renascentista filosófico, teórico e metodológico, que tem como meta refazer o […]