Toda empresa é uma rede social mais ou menos azeitada para resolver problemas –Nepô;
Texto conceitual – planejamento estratégico;
Versão 1.0 – 08 de fevereiro de 2012
Rascunho – colabore na revisão.
Pelo que li, vejo e experimento com meus clientes há duas formas bem distintas de alinhar as organizações a um ambiente organizacional culturalmente mais colaborativo, utilizando interna e externamente as tecnologias das redes sociais digitais.
São elas:
1) implantação alinhada estrategicamente;
2) implantação sem alinhamento estratégico.
Na primeira, implantação alinhada estrategicamente podemos constatar:
A) consciência da alta direção de que é um processo de introdução de uma nova cultura de gestão organizacional inevitável e prioritária para se manter competitivo;
B) criação de grupo multidisciplinar executivo para planejar e conduzir a gestão da mudança cultural, com estímulo e alinhamento e coordenação das iniciativas internas e externas;
C) planejamento melhor de gastos com tecnologias, consultorias e capacitação;
D) clara definição das medições a serem feitas e das possíveis resistências culturais.
Como resultados dessa opção podemos prever:
A) redução de crises, custos e tempo de adaptação.
B) aumento da taxa de oportunidades e redução da taxa de riscos na geração de valor e competitividade futura.
Na segunda via temos a implantação sem alinhamento estratégico, na
qual podemos prever:
A) falta de consciência da alta direção de que é um processo de introdução de uma nova cultura de gestão organizacional inevitável e prioritária. Nessa via, tende-se às implantações setoriais sem alinhamento estratégico;
B) sem gestão da mudança cultural, desalinhamento e falta de coordenação das iniciativas internas e externas;
C) sem planejamento de gastos;
D) falta de definição das medições a serem feitas e das possíveis resistências culturais. Previsão de crises mais agudas.
Como resultados dessa opção podemos prever:
A) aumento da taxa de risco de crises, custos e tempo de adaptação.
B) redução da taxa de oportunidades e aumento da taxa de riscos na geração ve valor e competitividade no futuro.
Desenvolvi uma metodologia – já aplicando em vários clientes para implantar a primeira via com mais eficácia.
Consulte-me para apoio tanto em empresas públicas como privadas:
cnepomu@gmail.com