Vídeo relacionado:
Disse aqui que o Mundo 3.0 vai nos permitir refazer o conceito de sucesso.
O conceito de sucesso hoje tem alta taxa de massificado, com alta taxa de massificação, que vem de fora para dentro.
Ter sucesso é ter dinheiro. Quem tem dinheiro TEM que ser feliz.
Num mundo com ideias e inovação centralizadas esse conceito de sucesso se massifica. Até por que se restringem as opções de se criar novos negócios, que não sejam das organizações centralizadas.
Num mundo em que temos o aumento radical da taxa da inovação e da descentralização dos negócios, a questão do sucesso se recoloca.
Passamos também aumentar a taxa de sucesso personalizado (que vem de dentro para fora) e reduzir a do sucesso massificado (que vem de fora para dentro).
O sucesso personalizado ganha mais sustentabilidade, pois as pessoas passam a poder viver dele num mundo mais inovador.
O problema quando falamos em sucesso personalizado é justamente a capacidade da pessoa definir o seu personal conceito de felicidade, pois acabou a sopa de alguém definir por ela.
E aí temos um nó geral, pois não fomos educados para ser personal e profundamente felizes, mas social e superficialmente felizes.
Gosto de um Felicitrometrômetro que mede a minha motivação para a vida nas segundas feiras pela manhã. Uma boa medida da felicidade é estar motivado para a semana que começa.
Tivemos o fim de semana para curtir e agora voltamos à produção.
Temos agora um novo mundo de oportunidades com o aumento da taxa de inovação e empreendedorismo descentralizado, mas existe os transtornos que temos conjunturais e estruturais.
Diria que o sucesso e a felicidade é conseguir se alimentar de motivação ao invés de transtornos.
Transtornos são difíceis de serem superados.
Muitas vezes precisamos de ajuda. Mas quanto mais tivermos uma vida desmotivadora, mais os transtornos serão uma espécie de bengala para que não os abandonemos.
Faremos dos transtornos uma espécie de amigo perverso e conhecido, que entra no lugar da nossa capacidade de praticar aquilo que nos motiva.
Aquela frase de transformar limão em limonada se encaixa bem aqui.
Não adianta apostar em terapias que não nos leve ao aumento da taxa de felicidade-sucesso-motivação.
O sucesso 3.0 é o personal sucesso e isso implica uma mudança radical em como vamos lidar com os velhos transtornos.
É isso, que dizes?
Livro recomendado: