Feed on
Posts
Comments

“Para entender uma situação desconhecida, lançamos mão de elementos conhecidos e, por causa disso, não conseguimos entendê-la.”Proust;

Vivemos hoje uma profunda crise do pensamento. Pensamos de forma inadequada, pois mudamos o ambiente, mas ainda não a nossa mentalidade.

Nossa mentalidade foi preparada para um mundo menos inovador, menos mutante, menos conectado, com muito menos informação do que o atual.

Temos aí dos problemas.

É preciso modificar a formação das crianças e jovens para que possam lidar com esse novo cenário mais mutante e com abundância de informação.

É preciso readaptar, dentro do que é possível,  a mentalidade dos adultos para que possam ficar menos inadequados a este novo mais mutante e com abundância de informação.

A filosofia, apesar de tudo que fizeram de equivocado com ela recentemente, é o remédio ideal para a crise de mentalidade que estamos passando.

A filosofia surgiu como uma necessidade de promover algumas perguntas e respostas para que pudéssemos nos adaptar aos diferentes cenários de sobrevivência.

A ideia que a filosofia é uma “viagem na maionese” é um dos fatores de crise de mentalidade que estamos vivendo.

A filosofia tem perguntas focos e respostas progressivas, que são a “ponta do novelo” de tudo aquilo que pensamos e agimos nas nossas vidas.

Muito das relações inadequadas que temos com a realidade vêm da dificuldade de:

  •  ter consciência das melhores perguntas e respostas filosóficas;
  • e saber responder da melhor forma possível as diferentes perguntas filosóficas, pois todas são integradas e sinergéticas.

Na filosofia, temos perguntas focos – aquelas que são estruturais e permanentes em todos os momentos da história da nossa Tecnoespécie.

Na filosofia, temos respostas progressivas – aquelas que são conjunturais, que variam nos diferentes momentos da história da nossa Tecnoespécie.

Note, assim, que as perguntas filosóficas não mudam, o que se altera é flexibilidade que precisamos ter para respondê-las.

As perguntas focos estruturais são as seguintes:

  • De onde viemos? (Metafísica);
  • Quem somos? (Existencial);
  • Como viver melhor? (Ética);
  • Como saber o que é menos mentira e mais verdade na busca por uma vida melhor? (Epistemologia);
  • Qual é a forma menos violenta e menos injusta de se organizar uma sociedade? (Política)
  • Qual é deve ser o papel da arte papel da arte para nos levar a uma vida melhor? (Arte).

O aumento ou redução da taxa de inadequação com a realidade de cada pessoa ou de determinado grupo vem das respostas adequadas às perguntas focos centrais da filosofia.

Mais ainda.

As respostas progressivas precisam estar articuladas entre si, pois o que você responde em uma tem impacto nas demais.

As respostas progressivas filosóficas precisam ser vistas como um grande bloco, um sistema interligado e sinergético.

É isso, que dizes?

Saia de Matrix. Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o estudo do futuro no Brasil.

https://sun.eduzz.com/377798

 

Leave a Reply

WhatsApp chat