As empresas que de destacam são aquelas que têm as melhores teorias;
Existem quatro momentos na vida de uma organização fazer mudanças para o alinhamento futuro.
- As teorias que guiam os estrategistas;
- O cenário que formam a partir das teorias;
- O projetos estratégicos que criam para realizar o alinhamento entre o momento presente e o futuro;
- E o detalhamento dos projetos estratégicos: mudanças do perfil das pessoas, os melhores métodos e melhores tecnologias, que darão suporte a esses projetos estratégicos de alinhamento.
Como vemos na figura abaixo:
Vamos analisar cada um deles.
Teorias:
Muitos acham que não existe nada mais “perda de tempo” do que teorias.
Este é um preconceito extremamente pouco lucrativo.
Muito mais equivocado em épocas de instabilidade e ruptura, com várias forças novas, latentes e emergentes surgindo que precisam ser bem analisadas pelo radar teórico da organização.
Teorias são, antes de tudo, ferramentas importantes para construir cenários.
Teorias procuram estabelecer a relação entre diferentes forças, o peso de cada uma e o possÃvel desdobramento que terão no curto, médio e longo prazo.
Sem uma teoria eficaz, teremos dificuldade de enxergar o cenário adequado, pois algumas forças serão sub ou super avaliadas, distorcendo o cálculo do futuro, o que terá um forte impacto em toda organização.
Assim, o principal erro é não conseguir adequar as teorias às novas forças que surgem, o que vai nos levar a distorcer o cenário, com implicações sérias, pois vai se gastar sem conseguir resultados.
Cenário:
O resultado das teorias é o cenário, que vai tentar procurar adivinhar as macro-tendências futuras e realizar os projetos estratégicos, que custarão dinheiro.
Se houver um erro teórico, o cenário será bem distorcido, o que levará a organização a um desvio bastante grande de rota, com uma perda significativa de valor, pois todos os projetos estratégicos tendem a não realizar o alinhamento necessário.
Projetos estratégicos:
Os projetos estratégicos são filhos de boas teorias que condicionam o cenário.
Eles são feitos para levar à organização do ponto  “A” para o ponto “B”, isso será feito, através do detalhamento do projeto, como veremos abaixo.
 Detalhamento dos projetos estratégicos:
- Aqui serão definidos o perfil das pessoas para atuar nesse novo cenário;
- Os melhores métodos de atuação;
- E melhores tecnologias, que darão suporte a esses projetos estratégicos de alinhamento.
O problema principal que estamos vivendo é que estamos diante de uma grave crise teórica, pois não conseguimos ainda compreender os impactos e condicionamentos da chegada da Internet para a sociedade e os negócios.
Ela é uma tecnologia cognitiva reintermediadora que traz mudanças profundas.
Desta forma, somos prejudicados no cenário que fazemos, nos projetos estratégicos e no detalhamento de todos os gastos e esforços que estamos fazendo para proceder esse alinhamento.
Se não houver uma revisão teórica, cada vez mais a organização estará se distanciando da realidade e, quando isso acontece, perde competitividade e valor, abrindo espaço para quem consegue ver melhor.
As crises organizacionais atuais podem ser explicadas por essa crise, antes de tudo, teórica.
O que precisa ser feito para corrigir?
- Revisão teórica;
- Reajuste de cenário;
- Revisão de projetos estratégicos;
- Redefinição de detalhamento.
O problema é que as organizações vivem um momento pouco racional e muito emocional, o que as fazem estar pouco cientÃficas, pouco teóricas e pouco prospectivas, reduzindo o espaço para fazer a revisão teórica necessária.
O que dizes?