Feed on
Posts
Comments

Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe pra onde ir – Sêneca;

Ok, vamos falar em mudanças?

Não adianta chorar:

Mudanças exigidas pelas empresas 2.0 têm que começar de cima senão é perda de tempo!

Ano passado –  meus vários clientes 2.0 são prova disso – tentamos bater na porta 1.0, mas ela não abriu de jeito nenhum.

Geralmente, as pessoas insatisfeitas, que percebem o novo ciclo, entram na guerrilha 2.0.

E pior que me chamam.

E pior ainda: eu ia!

Começam projetos isolados de colaboração 2.0 dentro das organizações com entusiasmo, mas que batem de frente com a estrutura formal da empresa, até que chega alguém, que não discutiu profundamente a ruptura.

E ponto.

Vamos adiar isso, vamos parar, novas prioridades!!! O mundo lá fora urge.

Claro que urge e ruge, só que o leão está solto, fugiu da jaula e vai morder muita gente.

Mas como tá todo mundo no escuro, estão chamando leão de gato e colocando leite para ele beber.

Cuidado, a mordida dói!

Projeto engavetado, adiado, deixado de lado.

Não adianta  projeto colaborativo que não esteja dentro de um novo DNA da corporação.

Não estamos mudando de calça, mas o guarda-roupa inteiro!

É melhor começar com calma, por cima, do alto, vai levar mais tempo, mas é o caminho.

Essa é a minha principal avaliação crítica das minhas atividades do ano passado.

Balanço, baby.

Topei começar sem estar envolvido em um projeto mais global da empresa e não fomos bem.

Este ano, estou fechado para esse tipo de projeto – rebelde sem causa.

Só topo projetos de planejamento estratégico 2.0.

O playground 2.0 está em crise!

(Se não pintar nada, acho que vou esperar comprando um táxi 2.0 –  só para nerds. Quem sabe não te pego no aeroporto e falamos sobre como operar no Twitter? E “entrar” nas redes sociais) 🙂

Planejamento estratégico 2.0  é o novo foco, o próximo passo,  e vamos batalhar por ele.

Escrevi no Twitter semana passada:

Quem vende conceito, tem que saber (e poder) dizer não;

Assim, inauguro com este post uma nova etapa deste blog e da minha vida profissional.

Estou formalmente migrando do público de tecnologia, de comunicação e informação para tentar chegar no pessoal de administração, gestão e, em particular, o pessoal de planejamento estratégico.

Convoco a quem quer começar a trabalhar com mais lógica e eficiência no mercado a fazer o mesmo.

Quem vem?

Depois, detalhamos a estratégia 2.0 para a comunicação, para o marketing, para o RH, gestão de conhecimento, etc….não antes!

Chega de colocar pen-drive na frente da USB!

Estou negociando um curso no Rio, ainda neste primeiro semestre, que vai se chamar “Planejamento Estratégico 2.0”.

(Quem quiser ir se pré-inscrevendo, me avisa aí embaixo comentando).

Não será diferente do que já faço nas aulas e grupos de estudo, mas será mais focado para planejamento estratégico e contarei na  turma com gente dessa área para irmos construindo e co-criando conceitos e metodologias juntos.

Podemos partir da segunda parte do meu livro “Conhecimento em Rede“, de 2006, era só isso, mas o mercado estava muito virgem para esse serviço, agora não.

Vide estes dois posts, no qual a HSM e o Wall Street Journal apontam esse futuro e a necessidade desse serviço aqui defendido.

Ou seja, não sou eu querendo vender geladeira para esquimó.

É o esquimó querendo comprar algo que esquente,  não sabe que é um aquecedor.

Não sabe direito o que, onde ou quem está se vendendo.

Aqui, Inupia!

Aqui Parka!

As palestras este ano – e acredito nos próximos – também vão nessa direção.

Estou alinhavando outras atividades – variadas – para ir nessa linha com pessoas antenadas e queridas, aqui do Rio, de São Paulo.

Aguardem novidades esparsas ao longo do período. 🙂

Conto com meus 3 leitores para me ajudar a refletir e começar a aderir aos produtos e serviços que serão oferecidos nesse novo foco.

É uma oportunidade que vai se construir com alguns poucos clientes que já acordaram.

É crescente.

Uma ação em baixa, bem baixa, que vai subir muito num mercado carente.

Vivemos um tempo estranho de ruptura radical no qual se compra tecnologia, sem o fundamental conceito que a guie. Uma civilização que está acabando e não sabe;

A12 – água;

B8– água.

C5 – água!

Quem topa?

Vamos agir na direção mais eficaz?

Diz.

7 Responses to “Planejamento estratégico 2.0”

  1. Karol Felicio disse:

    Oi Nepô!
    Eu compartilho deste mesmo sentimento aqui exposto. Também me sinto de pés e mãos atados em determinadas situações empresariais. Penso constantemente em novas estratégias que dêem um novo ar… Apoio totalmente a iniciativa do curso e pretendo fazê-lo.
    Beijos
    Karol.

  2. Apoio a mudança, e acho que talvez essa seja uma forma de tornar mais profundo o conceito 2.0 para as empresas. E devido as incertezas, esse é o momento de apresentar novas formas de Planejar.
    Curti a idéia do curso, e a ideia do Taxi tb.. =)
    E acho que novos conceitos podem ser co-criados e adaptados a partir dai.

    Bjs,
    Fernanda

  3. Tássia Braga disse:

    Nepô, está completamente apoiado. =)

    Com uma bagagem de 15 anos sobre a “Internet”, tenho certeza de que terá os argumentos lógicos para convencer os empresários/gestores a adotar de vez a web 2.0.
    E nós, da Comunicação, teremos muito a lhe agradecer por isso. Acredito que a demanda por esse tipo de projeto será espontânea em breve. O que não faltará é trabalho pra ti, rs.

    Sucessoooo!

  4. Carlos Nepomuceno disse:

    Meninas, grato pela força e incentivo, mas a ideia do curso é colocar o pessoal de comunicação para conversar/coovencer/ajudar o pessoal da gestão a mudar.

    Depois, voltar e cuidar da comunicação, de novo.

    Imagino uma aventura coletiva no qual os comunicadores têm um papel importante, se não der certo, podemos amadurecer a ideia da frota de táxi. 😉

    valeram comentários e visita,

    Nepô.

  5. Parabéns pela reflexão. Acho que estás acertando em cheio desta vez.
    Desejo sorte na evangelização 2.0 dos “tomadores de decisões”!

  6. Júlia Linhares disse:

    Nepô, esse curso será muito bacana! E acredito que esta seja a solução, se o negócio não sobe debaixo para cima, tem que vir de cima para baixo! Eu tenho interesse em fazer este curso, mas um pouco mais para frente! Acho que preciso estar mais aprofundada em algumas questões e ter mais conhecimento em outras áreas, e amadurecer alguns conceitos antes de entrar neste campo. Afinal para tudo nesta vida, precisa-se de estratégia!

  7. jose eugenio grillo disse:

    Caro, fui ver sua resposta de um comentário, e fui ficando, ou seja, vc converteu um prospect em lead (é muito comum encontrar esse conceito de venda/mkt invertido no textos em português). Bom, me candidato à pré-inscrição do curso. Posso compartilhar meu mapa mental de estratégia de presença em mídias sociais que se encontra em constante evolução.
    abs,
    @grillojotae

Leave a Reply to jose eugenio grillo

WhatsApp chat